02 fevereiro 2010

Zizou de Ousmane Sow

Fotos: Abaixo, o Fou, uma escultura de Pablo Picasso. Acima, apareço ao lado de Zizou, obra do escultor senegalês Ousmane Sow, que retrata a figura de um famoso lutador do seu país, um escravo lutador que tornou-se muito famoso na sua época. 
Em seus pulsos e tornozelos, Zizou traz os grilhões abertos pelo destaque que alcançou como atleta. Ambas as esculturas estão expostas no Museu de Arte Moderna de Troyes, na França. 
O prédio do museu foi doado ao município em 1976, por Pierre e Denise Levy, empresários da tradicional indústria têxtil da região. 
O autor de Zizou (a escultura que mais gostei na visita ao museu, ao lado da qual fui fotografada pela Secretária de Cultura de Saint Julien, Madame Chantal Choin, que levou-me nesta visita ao museu), o escultor Ousmane, descobriu-se como artista após os cinquenta anos de idade, ele nasceu em 1935 e realizou sua primeira exposição em 1987. 
Ousmane era Fisioterapeuta de formação, uma experiência profissional que certamente foi preponderante na expressividade muscular registrada em suas figuras. 
Pedi autorização para fotografar e as monitoras da exposição foram muito gentis, mesmo quando fotografei o Fow, de Pablo Picasso. 
"Nem mesmo um guarda, nem um demônio holywdiano, nem um Pokemon crucificado, tentou me deter(Fausto Fawcet)". 
Nem mesmo os avistei por lá! 
Os atendentes sorriam de mãos nas costas diante do entusiamo de dedos ligeiros da brasileira; disseram que todos que vêm Zizou, agem assim.
Hoje é isso, fique na paz, e ai vai um doce link com gosto de lágrimas artísticas, do célebre Jacques Brel: Ne Me Quitte Pas 
http://www.youtube.com/watch?v=lfegOxTCuOQ

Nenhum comentário: