30 outubro 2015

Genoma de Prateleira - George M Church

Então, enquanto a maioria negaceia conclusões por falta de embasamento, alguns combatem alegando muito conhecer, outros defendem adivinhando o futuro, o Dr. George M Church, estudou, pesquisou, embasou em experiência e trabalho e se voluntariou a colocar sua informação genômica em domínio público.
Nessa fase disponibilizou seus registros médicos online e um hematologista do outro lado do país, rebateu na hora:
"-Passou a hora de fazer um acompanhamento do seu remédio do colesterol."
Church narra este desdobramento na revista Scientific American no artigo intitulado Genoma de Prateleira.
Ele queria contar tudo, mais, mas a revista não é bíblia, seu formato é padrão, já havia mais gente agendada para publicar e ele ficou com apenas nove páginas que ainda trazem alguns gráficos.
Ele escreve muito bem e claramente, fui grifando alguns pontos que subscrevo abaixo na ordem que estão dispostos no artigo:
"Visão e forças de mercado também impulsionam o desenvolvimento de novas tecnologias. O projeto espacial, por exemplo, começou com um plano do governo, e só muito mais tarde usos militares e civis para os satélites impulsionaram-nos em direção à viabilidade comercial. Para a próxima revolução, que deve ser em biotecnologia, pode-se começar a imaginar quais mercados, visões, descobertas e invenções delinearão seus resultados e que limiares críticos em infra estrutura e recursos a tornarão possível.
...
Seu aperfeiçoamento contínuo já reduziu o preço do sequenciamento de um genoma humano preciso o suficiente para ter utilidade, para algo em torno de 20 milhões. 
...Os obstáculos para essas e muitas outras aplicações, incluindo as que ainda nem foram imaginadas, continua sendo o custo. Dois programas de financiamento dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, para Tecnologias Revolucionárias de Sequenciamento de Genoma desafiam cientistas a desenvolver um sequenciamento de genomas para humanos de US$100 mil até 2009 e de US$1 mil até 2014. é possível que um prêmio, no estilo do X-Prize (criado para incentivar a criação da primeira nave espacial particular do mundo)também seja estabelecido. E essas metas já estão próximas.
...
*O potencial completo da 
biotecnologia só poderá ser realizado quando ferramentas, como a tecnologia de leitura de genoma, forem tão baratas e acessíveis quanto os computadores pessoais hoje.
*Novos métodos de leitura de DNA reduzem custos ao cortar etapas preparatórias, miniaturizar radicalmente equipamentos e sequenciar milhões de moléculas ao mesmo tempo.
*Atingir objetivos de sequenciar genomas a baixo custo suscitará novas questões sobre a melhor forma de utilizar a abundância de informação genética, e por quem ela poderá ser utilizada; o Projeto Genoma Pessoal tenta explorar essas questões.
...
O genoma humano é constituído por 3 bilhões de pares de moléculas de nucleotídeos. Cada uma delas contém um dos quatro tipos de base - Abreviadas como A, C, G e T - que representa um alfabeto genômico codificando a informação armazenada no DNA. Essas bases formam pares de acordo com regras estritas a fim de formar os degraus da escada que forma a estrutura do DNA.
...
Nos melhores métodos baseados em eletroforese, cada dólar é suficiente para sequenciar 150 pares de base.
...
Agora que a automação se tornou comum em todos os sistemas os maiores gastos são com reagentes químicos e equipamento. A miniaturização já reduziu a um bilhão de vezes(de microlitros para fentolitros) o uso de reagentes em relação às reações de Sanger convencionais.
...
Será preciso desenvolver programas para processar as informações sobre as sequências, a fim de que possam ser usadas pelos médicos, por exemplo. Eles necessitarão de um método para derivar uma lista de prioridades para cada paciente, com as possíveis dez ou cem variações genéticas mais importantes. Igualmente importante será analisar as pessoas do acesso generalizado a essa tecnologia.
...
Pensamos em termos de probabilidade sobre riscos versus benefícios e aceitamos que o mercados, como a vida, são complexos.
Assim como a tenologia digital pessoal causou revoluções econômicas, sociais e científicas jamais sonhadas quando os primeiros computadores apareceram, devemos esperar mudanças similarmente drásticas ao avançar dos poucos genomas atuais para os pessoais."

Nenhum comentário: