26 setembro 2011

Ser


Há meninas na escola - diz Pauline - que são mais mimadas do que nós. Quando voltamos às aulas, elas têm uma pasta nova mesmo que a velha esteja ainda boa.
-Você não acha isso um pouco besta?
-Certamente -diz Pauline. - Mas elas não.
-Vocês teem lições de piano, de dança, vão à piscina...
-Sim -diz Pauline -Você sabe, não é que eu reclame. Só que não se vê o que temos.
François Mallet-Joris - A Casa de Papel -França
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Em nossa igreja temos a chamada "hora das crianças". Certa vez, perguntei a um grupo de pequenos, que coisas especiais eles poderiam fazer para agradar suas mães.
-Eu podia limpar o meu quarto -propôs um deles.
-Eu podia fazer sobremesa para ela -sugeriu outro.
Curt, de nove anos, disse:
-Eu podia dar dinheiro a ela e levá-la para fazer compras.
Reverendo L. Bruce - Canadá 
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
...O artista delineia os detalhes de tal forma que parece os estar tocando, e cada linha adicionada reforça o retrato, sem nunca chegar a terminá-lo. Nós o aceitamos como o método do artista.
Mas a física também chegou ao ponto de mostrar ser esse o único método de conhecimento. Não há conhecimento absoluto. e os defensores deste, quer cientistas, quer dogmáticos, nada mais fazem do que abrir a porta à tragédia. Toda informação é imperfeita. Assim, devemos tratá-la com humildade; essa é a condição humana e é o postulado da Física Quântica. Esta afirmação não é retórica; deve ser tomada ao pé da letra.
J Bronowski - A Escalada do Homem - EUA
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
"E sempre zombei de todo filósofo que não zombou de si mesmo"; é Nietzche no começo de Gaia ciência. O pensador se dispõe a rever suas idéias. Pode ter prazer em debater, mas seu compromisso não é com uma idéia só. É com o movimento de pensar, sempre livre. Ele está acima da fácil glória de vencer sem convencer. Por que nossos acadêmicos mais polemizam do que debatem? Fazem caricatura da posição alheia. 
Atacam o outro, atribuindo-lhe o que ele não disse. Isso preocupa. Nosso país ainda é pobre em Filosofia. Faz mais história dela do que propriamente  Filosofia. Mas como filosofar, se em vez do debate civil, na praça pública, aonde os atenienses iam desarmados, porque contava só a palavra, temos a guerra, a língua ferina, a palavra como arma?
Renato Janine Ribeiro - Revista Filosofia -Brasil


Foto: Retrato do Jonas, meu irmão, óleo sobre tela, pintei em 2009.
Clique no título, tudo está conectado!

Nenhum comentário: