14 março 2011

Tsampa - 1 bolinha vale uma refeição




Tsampa é uma bolinha  alimentar fácil de ser armazenada, sem necessidade de eletricidade e de fácil acesso. Substitui uma refeição se consumida  com líquido suficiente.

Os 9 ingredientes necessários para a confecção do TSAMPA :

  • Feijão vermelho
  • Grão de bico
  • Lentilha
  • Milho seco
  • Amendoim natural
  • Mel puro
  • Banana verde
  • Soja em grão
  • Trigo seco
Este alimento, quando condicionado herméticamente em vidros de boca larga, pode durar de 4 a 7 anos.
.É importante que se respeite a proporção de “1 por 1” entre todos os grãos.
Quer dizer que se se estabelecer como medida básica 1 Kg, deverá ser 1 Kg de feijão, 1 Kg de grão de bico e assim sucessivamente para todos os componentes.


Nota sobre a Banana Verde:
Para obter 1 Kg útil de banana têm que se descascar 5 quilos de banana verde para se conseguir a quantidade necessária;
logo se corta em tiras para poder tostar antes de moê-la.
Nota sobre o Mel:

Em geral o mel é utilizado na proporção de “1 por 3”, quer dizer, se se estabelece como medida básica 1 Kg, a quantidade de mel necessária para amassar o TSAMPA é de 3 Kg.



Entretanto, no momento da preparação do TSAMPA a sensibilidade sugerirá a quantidade exata do mel a utilizar. As bolinhas não devem ficar nem muito secas, que poderiam desmanchar-se em seguida, nem muito molhadas, já que demorariam muito tempo para secar

O TSAMPA é um alimento altamente energético, com a ingestão diária de três bolinhas de TSAMPA não se necessita consumir nenhum outro alimento.Em tempos “difíceis”, o TSAMPA preparado e armazenado com antecipação pode significar a salvação.
PREPARAÇÃO TOSTADO:

Todos os ingredientes serão tostados em separado, já que cada um tem seu grau de tostagem específico. A banana uma vez cortada em tiras pode ser seca ao sol, se é que tem a possibilidade de fazê-lo. Se não, simplesmente se pode tostá-la num forno para logo moê-la.


MOAGEM:
Deve-se moer os ingredientes separadamente, já que cada um tem seu grau de dureza específico (o milho é o mais duro de moer) utilizando um moinho manual tipo corona. Recomenda-se não utilizar moinhos elétricos de nenhum tipo já que ao utilizar estes artefatos se estaria privando aos ingredientes do corpo elétrico ou corpo energético, que também os vegetais possuem e que neles constitui em definitivo o elemento nutritivo principal para nós.
MISTURA:Quando tiver todos os grãos e a banana moída, juntam-se todas as farinhas em um  recipiente de plástico(não use metais), a mescla deverá ser o mais uniforme possível.
MISTURA COM MEL: 
Quando as farinhas estiverem bem misturadas, coloca-se gradualmente o mel, amassando manualmente toda a mistura até obter a consistência desejada, procurando não deixar pequenas bolinhas de farinha sem mel.
BOLINHAS:
Quando estiver toda a massa pronta, bem misturada,fazem-se manualmente pequenas bolinhas do tamanho aproximado de bolas de golfe ou pingue- pongue.
SECAGEM:
Deixar secar à sombra, tomando cuidado de cobri-las com um pano ou tela que impeça que os insetos. Uma boa secagem se obtém quando as bolinhas de TSAMPA apresentem certo grau de maleabilidade.


CONSERVAÇÃO:

Recomenda-se armazenar as bolinhas de TSAMPA em recipientes de vidro possivelmente de boca larga que, além de assegurar uma boa conservação natural, permitem um acesso fácil, devem ser fechados herméticamente para que não haja aceleração no processo de deteriorização das bolinhas


Um comentário:

Zilda disse...

Tenho que produzir a tsampa sozinha, pois não conheço ninguém que faça para produzirmos juntos. Tenho dúvidas sobre o ponto de torra de cada ingrediente, como reconhecer quando está bom, sem queimar ou deixar cru. Pode me dar uma orientação?