09 março 2011

Chagall, por Anabela Araújo

No âmbito da arte contemporânea, marcada pelo formalismo e abstração, a pintura de Chagall se destaca pela importância que nela tem o elemento temático, de fundo onírico que mostra por sua vez as fundas raízes afetivas e culturais do artista. Pintor, gravador e vitralista bielorusso, Marc Chagall nasceu em Vitebsk em 1887. Em sua  cidade natal, conheceu Bella, que se tornaria sua esposa. Aos 23 anos seguiu para Paris, mas quando explodiu a guerra foi mobilizado e voltou à Rússia. Retornou a Paris em 1922. Trabalhou intensamente para integrar seu mundo de fantasias à linguagem plástica da época. A partir de 1935 o clima de guerra e de perseguição aos judeus repercutiu em sua pintura, na qual os elementos dramáticos, sociais e religiosos passaram a tomar vulto. Em 1941 foi para os Estados Unidos, onde em 1944 morreu Bella Chagall, causando-lhe grande depressão.
  Mergulhou de novo no mundo das evocações e concluiu o quadro "Autour d'elle", que se tornou uma síntese de sua temática. Em 1945 pintou cenários para o balé O pássaro de fogo, de Stravinski e em 1950 começou a criar vitrais. Reconhecido como um dos maiores pintores do Século XX, Marc Chagall morreu em Saint-Paul de Vence, no sul da França, em 28 de março de 1985.

Foto: uma tarde destas antes da chuva, Av, Dr. Arnaldo. Para ver a comovente animação dirigida por Andrew Melnikov, clique no título da postagem. Texto e animação recebidos de Anabela Araújo

Nenhum comentário: