18 março 2011

Centro de Cultura Judaica oferece - Conteúdo amoroso

“Aos treze anos tive o primeiro encontro com os “marcados para morrer”. Foi na Transilvânia, Hungria, no fim da Segunda Guerra Mundial. Meu pai, meus parentes paternos, meus amigos de escola, todos com a estrela de David (...).” (Claudia Andujar: os Marcados, Claudia Andujar, São Paulo, Cosac Naify, 2009). Claudia Andujar começa assim o percurso intelectual que a levou, anos mais tarde, “a transformar o simples registro dos Yanomami na condição de “gente” – marcada para viver – em obra que questiona o método de rotular seres para fins diversos” (ibid).
A exposição Marcados para traz este questionamento dentro do Centro da Cultura Judaica, apresentando esse registro dos Yanomami feito no inicio dos anos 80 e a transformação do mesmo, nos anos seguintes, em um trabalho que Claudia Andujar qualifica de “conceitual” e que continua se desenvolvendo até hoje. Convidamos Eduardo Brandão, curador que acompanhou grande parte do desenvolvimento deste trabalho, para apresentar essa série e todos os seus desdobramentos (fotos, contatos, cadernos) criando um vínculo inesperado, através do olhar da fotógrafa, entre suas lembranças de infância, com judeus marcados para morrer, e seu ativismo em relação aos Yanomami, marcados para viver.Curadoria: Eduardo Brandão - Até 12/06, 3ª a sábado, das 12h00 as 20h00, domingo das 11h00 as 19h00. ENTRADA GRATUITA.

FORTUNA - CANÇÕES LADINAS

Seguindo a trilha aberta desde o dia em que se encantou pelas belezas do cancioneiro ladino, a cantora Fortuna empreende um trabalho de resgate da cultura e tradições do cancioneiro ladino – idioma dos judeus provenientes de Sefarad, a Espanha em hebraico. Neste show intimista estão as mais belas canções festivas, rituais, românticas e alegres que faziam parte do cotidiano dos judeus sefaradim. Seu colorido musical remete a ritmos e melodias espanhóis, árabes, ciganos e judeus.
Com/ Fortuna (voz), Cesar Assolant (guitarra flamenca), Roberto Angerosa (percussão), Daniel Cornejo (clarinete), Gabriel Levy (acordeon) 19/03 às 20h30

OFICINA DE ANIMAÇÃO – PROJETO MUAN

Em poucas horas, qualquer um será capaz de criar, editar, manipular e visualizar o próprio curta-metragem de animação stop-motion! Por meio do MUAN (palavra tupi para “vagalume”), um software de animação quadro-a-quadro, essa parceria com a IBM oferece todas as ferramentas necessárias para isso! Oferecemos transporte gratuito ida-e-volta para escolas públicas.23/03 das 13h às 17h para crianças a partir de 8 anos Confira/ http://muanccj.blogspot.com  Informações e agendamento: (11) 3065.4333 ramal 4145 - dvaz@culturajudaica.org.br (de terça a sexta, das 13h00 às 18h00)

MÁSCARA DE PESCOÇUDO

Quer aprender a fazer uma fantasia? Venha aprender a fazer essa máscara muito estranha, se transformar num legítimo Pescoçudo e entender a relação entre Purim e o Carnaval!
Com/ Daniel Warren e equipe Click oficina 19/03 às 16h00 para crianças a partir de 7 anos

SIPURIM, A HISTÓRIA DE ESTER

Com seu conhecimento das deusas e das heroínas míticas, a contadora Leila Garcia apresentará toda a magia e poder do feminino, contidos na fantástica história da Rainha Ester, a rainha de Purim. Com Leila Garcia e Décio Gioielli  20/03 às 11h00 para crianças a partir de 4 anos, Após a apresentação haverá uma oficina infanti. O Centro de Cultura Judaica fica na Rua Oscar Freire, 2.500 - Sumaré - CEP 05409-012 - São Paulo - SP - Brasil - Fone +55 (11) 3065-4333.
Clique no titulo da postagem para imagens da BBC -Planeta Humano. Os homens e seus universos.
 
  

Nenhum comentário: