04 agosto 2010

Programação Gratuita - Era Uma Vez e Adam Sandler.

Abaixo segue uma parte da programação gratiuta desenvolvida nas bibliotecas de São Paulo no mês de agosto, as fotos que ilustram são do grupo de voluntários em Contação de História para crianças em lares de recolhimento, creches e moradores de rua, o Era Uma Vez, do CCJ.
Programação:
FÍSICA PARA TODOS: ELEMENTAR,MINHA CARA PARTÍCULA

Com Marina Nielsen. Os constituintes dos átomos, prótons, nêutrons e elétrons, foram, por muito tempo, considerados partículas elementares. Hoje em dia, acredita-se que apenas os elétrons sejam elementares, pois os
prótons e nêutrons são constituídos deoutras partículas chamadas quarks. A palestra desenvolve esse tema./BP Mário Schenberg. Dia 7, 15hTEATRO ADULTO/ INÉDITO: Tratado Secreto de Magia Cia. Em Cena Ser. Dir. e adapt.: Cristiana Gimenes. Com Abel Xavier, Julio Pompeo e Cristiana Gimenes. 50 min. +12 anos.A peça enfoca a magia das sociedades secretas e os poderes obscuros de rituais ancestrais, bruxarias medievais e mandingas contemporâneas, com suas consequências. Adaptação de contos escritos por diversos autores presentes no livro homônimo ao espetáculo./BP Viriato Corrêa. Dia 7, 16h e 18h.CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:
A ÁRVORE DE SALVATERRA DE MAGOS Cia. Prosa dos Ventos. Contação de história sobre o espírito de uma bruxa que fica preso em uma árvore e o lenhador que tenta derrubá-la. /BP Viriato Corrêa. Dia 8, 16h.
ENCONTRO: POESIA NO JARDIM X:CULTURA POPULAR
Sarau litero musical que procura incentivar a leitura e a criação poética. Os participantes podem interagir, cantando, tocando ou declamando poesias próprias e de outros autores. Nesta décima edição, o tema é “folclore/festas populares”.Não é necessário fazer inscrição. /BP Anne Frank. Dia 9, 14h.
ENCONTRO: ESCRITA ABERTA
Prod.: Renata Cirilo.Espaço coletivo de crítica e criação literária, sem restrição quanto a gênero ou estilo. Os encontros são dedicados à discussão de temas, conteúdos, formas,publicações, processos de escrita e, principalmente, à criação./BP Alceu Amoroso Lima. Até dia 31. 3ª, das 15h às 17h.
ENCONTRO: ELEIA LEU Em edições quinzenais, os poetas Berimba de Jesus, Caco Pontes, GabrielKerhart, Gabriel Kolyniak e Pedro Tostes coordenam esta roda de leitura que apresenta poemas organizados em torno de temas que propiciam a interlocução entre diversas linguagens, escolas e modos de “fazer e pensar poesia”./BP Alceu Amoroso Lima. Dias 10 e 24. 3ª, das 19h30 às 21h30.CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:Farnel de Artes Rastro de AssombraçãoA história abordará o tema meio ambiente, abrangendo cuidados e preservação pormeio das ações dos seres do folclore brasileiro encarregados de proteger a natureza./ BP Hans Christian Andersen. Dia 10, 10h e 14hCONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:

BEM-TE-VERDE Com Elisabete Ferreira Filipini. +3 anos. História em versos rimados que conta o desaparecimento do verde na Terra, e aação dos humanos, animais e vegetais para trazê-lo de volta./BP Brito Broca. Dia 11, 10h30 e 14h.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:

CONTOS PARA CRIANÇAS
Com Márcia de Oliveira Lopes. 6 a 9 anos. Narração dos contos A bruxa Salomé, de Audrey Wood; João preguiçoso, adaptaçãode Tony Ross; e Histórias de macaco, adaptação de Elias José./BP Padre José de Anchieta. Dia 11, 10h30 e 14hCONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:
HISTÓRIAS DE PRINCESAS E UM MACACO MUITO ESPERTO
Com Juvelina Martins. +6 anos. Serão narradas as histórias: Sua Alteza a Divinha, João preguiçoso e O macaco ea velha./BP Érico Veríssimo. Dia 11, 10h30 e 14hCONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:HISTÓRIAS DE REIS, PRINCESAS E CACHORROS Com Beth Pedrosa. +6 anos.Serão narradas as histórias: A roupa nova do rei, João preguiçoso, O menino e ocachorro e N´Golo e Bendé-Bendé, em homenagem à África do Sul./ BP Afonso Schmidt. Dia 11, 10h30 e 14h.LIVROS DE PANO Coord.: Érika Lúcia.Por meio de brincadeiras com imagens e palavras, a oficina conta com ocotidiano de cada um dos participantes para a confecção de um livro de tecido.Público alvo: educadores. 15 vagas. Informações e inscrição pelo e-mail: bcsp.mlobato@prefeitura.sp.gov.br/Biblioteca Monteiro Lobato. Dia 12, 14h. GrátisINFANTIL:
ATIVIDADE NA CHÁCARA DO CASTELO
Coord.: Sueli Akemi Miyamura.A biblioteca realiza a oficina “reciclagem de plástico: conversão embrinquedos”, acompanhada de minipalestra sobre meio ambiente e reciclagem combase em livros do acervo. +7 anos./BP Chácara do Castelo. Dias 12 e 26, 14h.
INSCRIÇÕES ABERTAS
MINI-CURSO:
OS RECURSOS DA VOZ NO CONTAR HISTÓRIAS
Coord.: Viviane Barrichelo.Os encontros exploram a escuta e treinam os recursos vocais dos participantespara serem empregados em contações de história. Necessário inscriçãoantecipada. Informações: 2295-3447. /BP Hans Christian Andersen. Dias 11 e 13 às 13h.TEATRO INFANTO JUVENIL. A Biblioteca Pública Infanto juvenil Monteiro Lobato, juntamente com o seu núcleo teatral, o Timol (Teatro Infantojuvenil Monteiro Lobato), abre, duranteo mês de agosto, inscrições para interessados em participar do espetáculo Tempo jovem. Os participantes devem ter entre 14 e 17 anos e não precisam terexperiência artística. As inscrições devem ser feitas na recepção daBiblioteca, entre os dias 2 e 16 de agosto, às segundas e quartas-feiras, das14h às 16h. /Biblioteca Monteiro Lobato.PROGRAMAÇÃO REGULAR OFICINA:MITOLOGIA GREGA Coord.: Ajax Perez Salvador e Wladia Beatriz Correia.A partir da leitura de textos mitológicos, procura-se traçar um paralelo entrea mitologia e a vida real. Não é necessário fazer inscrição. /BP Alceu Amoroso Lima. De 5 a 26. 5ª, das 15h às 16h30.CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:
HISTÓRIAS DE MONTÃO
Com Maria Cecília Coscia Granner. +4 anos.Contação de histórias para crianças e adultos. Para participar, é necessário fazeragendamento pelo telefone: 3256-4122. /Biblioteca Monteiro Lobato.
BIBLIOTECA PRESTES MAIA:
TEMPOS URBANOS DIVERSOS Curadoria: Ana Luiza Martins.Registros de edificações projetadas por Prestes Maia e de marcos arquitetônicos do bairro de Santo Amaro, com destaque para o entorno da biblioteca que levaseu nome, desde sua construção nos anos 1960 até hoje. A mostra proporciona,também, uma visita ao gabinete do ex-prefeito, com móveis da época, permitindo conhecer o acervo que pertenceu a ele, bem como as obras temáticas emarquitetura e urbanismo do acervo da biblioteca. /BP Prestes Maia. 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sáb., das 9h às 16h.CIÊNCIA E COTIDIANO Curadoria científica: Arnaldo de Oliveira, Olga Sato e Raul Abramo. Museografia e design: Miguel Paladino (Engenho Cultural).Exposição de temas científicos presentes no dia a dia em áreas como biologia,física, matemática e ciências da Terra, com o objetivo de instigar acuriosidade científica e apresentar o acervo temático em ciências dabiblioteca./BP Mário Schenberg. 2ª a 6ª, das 8h às 17h. Sáb., das 9h às 16h.Toda a programação é gratuita.

Foto 1- Suzana Supervielle conta sua história e recebe a camiseta oficial do Era Uma Vez das mãos de Terezita Rubinsteinn, a cordenadora do grupo.
2-Enquanto Tobias e Ita trabalham na dinâmica proposta por Malu, Suzana prepara um brinde.
3-No dia da minha formatura, em março, parte do grupo reunido, em pé, os coordenadores Terezita e Tobais, Tani, Norma, Livia, eu, Maria do Rosário, Geni e Ita, agachadas: Marlene Szpigel, a dinâmica e simpática colega que nesta segunda-feira completou aniversário, e Malu Barros. Para Marlene vai uma graçinha do Adan Sandler, é só clicar no título da postagem. Parabéns Marlene!
Confira os endereços e mais detalhes no site:
www.bibliotecas.sp.gov.br

Nenhum comentário: