
Ensinar os alunos a trabalhar em equipe e a solucionar problemas, devem fazer parte dos objetivos essenciais da implementação desse programa no ensino, pois o maior desafio do ser humano encontra-se no relacionamento interpessoal. Precisamos aprender a questionar as ideias, não as pessoas.
Essa “ferramenta”, para melhoria contínua da qualidade de vida, de serviços e de produtos, nasceu no Japão. O professor Kaoru Ishikawa (1915-1989) foi o pai do CCQ e o difundiu em empresas japoneses e em organizações dos 05 continentes. Quando presidente da Associação Anhanguera da Qualidade,sede em Campinas, tivemos a oportunidade de passar um dia todo com o Prof. Ishikawa numa de nossas associadas que, como a empresa em que trabalhávamos ,tinha grupos de CCQ.
No Brasil, o programa ganhou outros nomes: times da qualidade, equipes da excelência, pequenos grupos, entre outros. Mesmo nacionalizado, foram preservados o conceito, a metodologia, as metas, os benefícios e o foco na criatividade, motivação, comunicação e liderança. A tempestade de idéias (brainstorm), pesquisa de dados, análise da situação atual, busca das causas, situação proposta, análise de viabilidade, implementação, acompanhamento e a avaliação de resultados, fazem parte do MASP – Metodologia de Análise e Solução de Problemas.
Encerramos com a frase do Senador Cristovam Buarque: “No futebol o Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo e todos estão tristes. Na educação é o 85º e ninguém reclama”.
Faustino Vicente – Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos, Professor e Advogado
Publicado hoje pelo Jornal de Jundiaí, São Paulo - Brasil
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3 de agosto de 2010 09:59. Anabela disse...Que bom que gostaste do artigo!Eu achei-o muito bom, fosse ou não fosse escrito pelo Dr. Faustino.Também não o divulgaria se não o considerasse BOM, claro! LolBeijinhos
Um comentário:
Que bom que gostaste do artigo que te enviei e o publicaste!
Eu achei-o muito bom ou não fosse escrito pelo Dr. Faustino.
Também não o divulgaria se não o considerasse BOM, claro! Lol
Beijinhos,
Anabela
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