18 agosto 2010

Irmã Sibylla


     Natural de Dona Francisca, pequena cidade que fica na Quarta Colónia de imigração Italiana no centro-oeste Rio Grande do Sul, Irmã SybillaTessle é descendente de italianos vindos da região do Veneto. O pai, da família Tessle, a mãe, da família Mônego. Desde 1970 Irmã Sibylla é redatora e Secretária Geral da Escola Santa Terezinha de Taquara. 

     Ela fez os votos religiosos e ingressou na Congregação de Notre-Dame em 1949. Através de uma viagem recebida como reconhecimento pelo seu trabalho, em 1977, acompanhada pela Irmã Terezinha Walderf conheceu a Europa, tendo partilhado do encontro entre a Irmã Terezinha e sua família na Áustria. Estiveram na Matriz da Ordem que fica em Roma e conheceram Florença. 
     Em 2003 retornou ao Velho Continente, desta vez sozinha. Conheceu a França, Portugal, Espanha e retornou a Roma e Florença. Decidida a manter a discrição não comunicou aos companheiros da excursão que era religiosa, vindo os mesmos a tomar conhecimento deste importante detalhe na metade da viagem, através de amigos que ela fez na viagem anterior e que reencontrou em Belluno. Relata com seu sorriso encantador e forte que não contava com a surpresa geral. Quase conseguiu manter-se incógnita a viagem toda! Recebeu-me amavelmente durante as férias escolares e deu-me permissão para fotografar objectos de valor histórico que pertencem ao acervo da Ordem. Conversamos sobre a riqueza da história de Taquara e arredores, região onde ocorreu grande parte dos acontecimentos decisivos do passado da antiga Província de São Pedro do Sul, hoje Rio Grande do Sul, e ela abriu o arquivo de recortes e documentos para que eu pesquisasse sobre o episódio Muckers. A Irmã Sibylla recebeu e abriu naquele momento a nova edição da revista italiana Asiago, Oggi, Domani, Luglio - Agosto de 2010. Na revista, da qual a Irmã é correspondente de longa data, veio a última crónica escrita por ela.
Despedimo-nos, pois um grupo da comunidade aguardava a presença da irmã em uma solenidade. Agradeci-lhe a acolhida e ela me deu as costas apressada, num súbito voltou-se e séria aconselhou:

- Viaje, viaje sempre!
Dom Pedro, Dona Francisca e Dona Januária, do pintor Félix Émilie Taunay (1795-1881).
Para ver o vídeo Polenta e Bacallà, clique aqui: títulohttp://www.youtube.com/watch?v=0zq3qZKT-jA

Nenhum comentário: