10 novembro 2011

Jacobo Wolcovics é Sinônimo de Atitude

Jacobo e sua esposa, a elegante e bela Lizie, artista plástica e locomotiva da sociedade de Montevidéu, filha do deputado Ismael Magarinõs e da artista plastica inglesa Margareth (ambos falecidos), em 2009 em uma visita de lazer e negócios no Brasil. Nesta ocasião, o arrojado Jacobo calçava All Star Converse vermelho e Lizie, charme puro e refinamento no trato, o menino é Joseph, seu sobrinho.
A B'nai B'rith do Uruguay recentemente efetuou a doação de um dosificador para o equipamento de radição utilizado nos transplantes de medula infantil, a intalação aumenta em  50% o êxito nessa intervenções. O hospital Pereira Rossell recebeu o equipamento e aguarda a chegada dos médicos  e técnicos israelenses para o dia 09 de dezembro. 
Segundo Jacobo Wolkowics, membro da filial Massada da B'nai B'rith, que coordenou o projeto, a idéia surgiu durante a ll Jornada Latinoamericana-Israelense de Hemato Oncologia Pediátrica que aconteceu em Montevidéu em 2008. Naquela oportunidade, uma equipe de médicos israelenses encabeçados pelo renomado Dr. Eyal Fenig, diretor do centro de radioterapia Davidoff, do Hospital Rabin, visitou o Hospital Pereira Rossell, a convite do diretor de Hemato Oncologia pediátrica, Dr. Luiz Castillo
O Dr. Fenig, solicitou, em função da antiguidade do equipamento do hospital, que se desenhasse um dosificador personalizado, para se começar a ministrar o tratamento de irradiação corporal total (TBI)
ao pacientes em pré e pós transplantes de medula, pela primeira vez no Uruguay.  
A solicitação incluía uma estimativa de custos do equipamento e treinamento dos médicos em Israel e a vinda dos especialistas israelenses ao Uruguay. A filial Massada entendeu que a oportunidade era imperdível e tomou o projeto como prioridade. "Obtivemos a doação necessária de empresas privadas e realizamos um convênio entre estas empresas, a Comissão Honorária de Luta Contra o Câncer, o Hospital Pereira Rossell e a ASSE, de forma a peticionar exoneração impositiva que permitiu importar o equipamento livre de impostos," declara o dinâmico Jacobo Wolkowics, que informa que o custo do projeto ficou em torno de US$100 mil. Agora pleitea-se um convênio com o Fundo Nacional de Recursos para estender o benefício a todos os uruguayos.
O diretor de Radioterapia do Pereira Rossell, Aldo Orneti, e o físico Gustavo Paolini já regressaram de Israel, onde receberam o treinamento para manejar o equipamento. O prestigiado Dr. Fenig e sua equipe permanecerão no Uruguay do dia 09 até o dia 18 do mês que vem. Estarão presentes na cerimônia oficial da entrega dos equipamentos que está prevista para o dia 12 de dezembro.

Tradição em obras:
Desde 1998, a Bnai B'rith atua  junto a Comissão Honorária de Luta Contra o Câncer e o Ministério da Saúde Pública, marcando presença nas campanhas nacionais de prevenção contra o câncer de mama, e  patrocinando a unidade mamografica e ecógrafo mamário do Hospital de Maldonado. Há mais de 10 anos a filial Massada aporta equipamento tecnológico para a Fundação Oncológica-Pediatrica Pellufo Giguens. 
Em sua atuação abrangente, a fundação B'nai apóia a melhoria da infra-estrutura dos prédios escolares do interior do país, aos quais fornece até mesmo o material didático, e tem desempenhado papel importante também na construção centros par educação e convivência de portadores de necessidades especiais, na capital e no interior. Em conjunto com a Brother's Brother dos Estados Unidos, há quatro anos realiza doações de medicamentos para o MSP.  A ala jovem do B'Nai Brith, a filial Ação, é atuante no serviço social e desenvolveu o Clube Dam, que está empenhado na conscientização da população através de campanhas de doação voluntária de sangue, em função a alarmante carência deste elemento no serviço de saúde.


Publicado no dia  8-11-2011, em El Observador, portal de notícias do Uruguay
(http://www.elobservador.com.uy/portada), via Robert Hawkins 

Para o trancendental método esquecido, e agora divulgado
pela União da Família Cósmica, clique no título da publicação.
Descomplicar é elegante e uma tendência.

Nenhum comentário: