18 novembro 2011

MOVIMENTO GOTA D'ÁGUA

Artistas globais gravaram um vídeo de protesto contra a construção da usina de Belo Monte, no rio Xingu (PA). No vídeo, atores como Juliana Paes, Cissa Guimarães, Eriberto Leão, Bruno Mazzeo, Marcos Palmeira e Maitê Proença, entre outros, questionam a viabilidade da usina Belo Monte.
 Eles participam de um movimento chamado "Gota D'Água", que se propõe a "mostrar que o bem é um bom negócio e envolver a sociedade brasileira na discussão de grandes causas que impactam o nosso país". É a primeira campanha do Movimento Gota D'Água, e discute o planejamento energético do país pela análise do projeto da hidrelétrica de Belo Monte, a mais polêmica obra do PAC. O braço técnico desta campanha é formado por especialistas ligados a duas organizações de reconhecida importância para a causa: 'Movimento Xingu Vivo Para Sempre' e o 'Movimento Humanos Direitos'", informa nota no site do movimento.

A obra de Belo Monte tem custo estimado em R$ 26 bilhões. 
Uma das críticas à nova hidrelétrica é que ela não irá operar na capacidade máxima, visto que, durante o período de seca, a baixa vazão do rio Xingu irá obrigar a redução na geração de energia.
Além disso, duas terras indígenas - Paquiçamba e Arara da Volta Grande do Xingu - ficam no trecho do rio Xingu que terá sua vazão reduzida por causa da barragem.
Como os índios dependem do rio para alimentação e transporte, o modo de vida tradicional dessas populações está ameaçado pela usina.
Entre no site  http://www.movimentogotadagua.com.br/ e assine!

Comentário:
GAUCHITA, 
EU TRABALHO COM OS LÍDERES DO MOVIMENTO INDÍGENA DO XINGU QUE TEM UM DESAFIO: CONSEGUIR JUNTAR-SE A OUTROS POVOS INDÍGENAS DA AMÉRICA DO SUL. SÓ ASSIM ELES CONSEGUIRÃO TER ESTA FORÇA DE UM BLOCO, COMO OS ÍNDIOS DE BOLÍVIA, QUE  PROTESTARAM E PARARAM A ESTRADA INTERNACIONAL QUE DESTRUIRIA SUA RESERVA, A CONSTRUÇÃO DE ESTRADA AO PACIFICO. 
NO CHILE EU TENHO LUTADO CONTRA A CONSTRUÇÃO DE UM AEROPORTO EM PLENA COMUNIDAD MAPUCHE.
AGRADEÇO SUA PREOCUPAÇÃO E GOSTO PELOS INDÍGENAS. 


RECIBA MEU ABRAZO ANDINO 


COM MUITO RESPEITO PELA SENHORA!!

 JUAN GAJARDO 

Nenhum comentário: