29 novembro 2011

Jenny & Schirley


Este é Sri Sian, do Parque Laphang Elephant na Tailândia, mais detalhes sobre o artista,
vá ao blog Giane Cor de Rosa: http://gianecorderosa.blogspot.com

      "Na mesa ao lado estava minha aluna Míriam, que sanduichava quando entramos, cumprimentei-a e passei. Ela estava acompanhada por uma mulher alta e distinta, acabaram o lanche e permaneceram em silêncio, fui até lá mexer com elas. Abriu-se parêntese: Míriam me apresentou Shirley, uma pessoa de olhar doce e penetrante, um ser bonito vestido de suavidade. 
    Shirley é aquarelista de renome internacional. Ela me contou que nasceu na Virgínia, Estados Unidos, e cresceu no Texas, casou-se com um arquiteto inglês, Derek, e atualmente moram na Inglaterra em Londres. 
    Estava em Teodoro Sampaio para pintar a fauna e a flora da região, minha aluna fora designada pelo IPÊ, onde trabalhava, para ciceroneá-la. 
Nos últimos dias Shirley estivera colhendo imagens das onças, plantas e aves do Parque Morro do Diabo, logo iria para outra reserva florestal no litoral de Santa Catarina. 
    Em inglês eu sei dizer oi, e a Shirley só sabe dizer hi em português, mas no dia que nos conhecemos, pegamo-nos pelas mãos e ficamos nos olhando, decorei seu rosto, percebi a textura dos seus cabelos platinados e medimos quanto de luz cada uma carregava. Certo! 
    Na semana seguinte Shirley foi até minha casa, chegou durante a aula, olhou meus quadros, minhas esculturas, apresentei-lhe meus filhos, meu gato...Sentamo-nos para tomar chá inglês da latinha, aquele, guardado só para os santos dos últimos dias, convencidas de que não deveríamos nos perder.
 Fecha parênteses. 
     Shirley foi-se embora, eu vim morar em São Paulo. 
     Pego o dicionário de inglês e escrevo cartas para Shirley. Ela responde e envia cartões ilustrados por ela. Se  demoro a responder, ela cobra. 
     Ela escreve sempre antes de fazer uma longa viagem, como se imaginasse que posso querer visitá-la sem aviso, então... Shirley vai pintar no México. 
     Shirley está na Guatemala, 
Shirley foi sentar-se na beira duma cratera na Lua para fazer a melhor aquarela de sua vida..."
Hoje recebi um vídeo de Shirley, também li em algum lugar, que quando Deus 
não nos dá irmãos, nos  presenteia com anjos que chamamos amigos.
A amizade então, é irmandade  por afinidade - sorte bendita é ter irmãos e ainda receber amigos! 



"Elefantes Reunidos depois de 20 Anos:
Jenny e Shirley foram elefantes do mesmo circo quando 
Jenny era um filhote e Shirley estava em seus vinte e poucos 
anos. As duas viveram um inverno juntas, e em seguida 
foram separadas 22 anos atrás. É muito raro para os elefantes 
mostrar emoção em cativeiro, e é provavelmente a primeira 
vez que uma coisa assim foi documentada em filme.
Apenas notável! E vale, absolutamente, a pena assistir."
Clique no título e veja o vídeo.

Nenhum comentário: