20 abril 2011

Macela - LEI: 11.858

A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, no dia cinco de dezembro de 2002, instituiu através do projeto de lei 22401 (de autoria da deputada Jussara Cony), a Achiroclyne Satureioides, vulgarmente conhecida como macela, como a Planta Medicinal Símbolo do RS.
A planta produz uma florzinha amarela em formato de sol, que os Tupis-Guaranis chamavam de eloyatei-caá.
Na Semana Santa, as pessoas, especialmente grupos de jovens, saem antes do nascer do sol para a colheita dos buquês da planta cujo pé pode chegar à um metro de altura. Acontecem concursos de buquês, e quem encontrar mais do que usa durante o ano, fragmenta sua colheita em pequenos maços para distribuir aos parentes e amigos.
A florzinha amarela, na época da páscoa está seca e exala aroma característico e sedativo.
O chá das fofas flores cura dores da cabeça aos pés. Veja bem: não há o que não cure!
É bom para disfunções gástricas e digestivas e serve como analgésico, o chá é bom para o fígado, colites, inapetência, disenteria, distúrbios menstruais, náuseas, vesícula, vômitos, é sedativo e ajuda até na diminuição do colesterol e agregação plaquetária. 
Minha vó preparava uma xícara bem quente e forte da infusão e me dava com gemada antes de dormir, isso provavelmente não é bom para o colesterol, mas  que sonhos bons eu tinha!
O chá de macela frio também pode ser usado para dar brilho nos cabelos louros.
O dia correto para a colheita é a Sexta-feira da Paixão, tem que ser de madrugadinha.
Quem quiser dormir com os anjos, que faça um travesseiro de macela e me conte depois, se não desperta faceiro que nem recém nascido depois do banho, não é cura garantida para os nervosos mais enlouquecidos, mas nesse caso, o quê é?
A macela é encontrada na América Austral, e abunda naturalmente no Paraguai, Uruguai, no Brasil predominando na Região Sul, mais nas faixas de solos arenosos e basálticos, mas pode também ser encontrada em algumas cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

E clicando no titulo da postagem - O Som.

Nenhum comentário: