20 julho 2010

Coisas para fazer em Teodoro Sampaio


-->1 – Passear pela estrada que leva à sede da Reserva Florestal Morro do Diabo. Observar o céu, competir para ver quem aponta a nuvem retratando cena mais detalhada, a variedade é de tal forma sugestiva que os ventos que sopram aqui devem ter aprendido com grandes artistas.
2 - Comer os lanches rápidos no quiosque Portuga. A Portuguesa e sua família atendem e preparam os alimentos usando luvas.
3 – Fazer caminhadas de tardezinha, coletar sementes e vagens exóticas que as árvores dos canteiros deixam cair no passeio público, tais vagens podem atingir mais de meio metro. Não saberias o que fazer com vagens de meio metro? Sei lá, enfiar num vaso rústico, deixar um maço em um revisteiro de ferro fundido, ou só escrever aos amigos, contando que tais sementes existem.
4 – Ir ao Mister Batata tomar suco de acerola com leite e comer a batata recheada especial, se for acompanhado por crianças o mister Batata deixa que elas alimentem os peixinhos do aquário
5 – Observar a Lua, Marte e as estrelas com telescópio ou binóculos no Areião, um quarteirão baldio que fica no centro. Indo até o centro do quarteirão a iluminação pública não atrapalha a observação e tu ainda podes trocar idéias com os astrônomos amadores que chegam quando vêm o telescópio armado.
6 – Se dispuseres de vontade para cuidar e de R$300,00 para gastar, compra um cavalo. Ah, sim, não um puro sangue, é claro! Mas um destes matungos marrons. Não querendo comprar pode alugar um para um passeio, são tão lerdos quanto baratos, ninguém corre o risco de que disparem ou esbocem reações altaneiras.
7 – Ir ao Balneário Pouso da Garça e alugar um barco, motor ou remo, pescar ou simplesmente desfrutar da vista do rio. As 18:00 as garças começam a chegar e cobrir de branco os galhos das árvores da margem oposta.
No Pouso da Garça podes ainda andar de pedalinho, mas se tu és um daqueles passeadores paradões, podes passar o dia de molho dentro da piscina que tem vista para o rio Paranapanema.
8 - Pela estrada que leva à Maringá, uma vez por ano dá para assistir os colhedores de algodão retirando os pontos brancos das moitas, flocos enroscados nos arbustos de até um metro de altura. Algodão cresce em moita! É mole? 
Saber é uma coisa, ver é fechar o círculo. É um espetáculo que cheira ar puro.
9 - Passear a pé depois das dez da noite quando a rua esta vazia, sentar nos bancos do jardim da prefeitura tomar sorvete, ir até o posto MP 2 para ver os grandes peixes do aquário junto ao caixa.
10 – Quem não prejudica ninguém alterando a rotina de trabalho, no meio da tarde pode abandonar os pincéis e as tintas e escolher algum lugar na margem do rio Paranapanema para uma pescaria, que na pior das hipóteses rende uma grande piranha, mas se ficares mais que quarenta minutos sem pegar nada, esqueça! É retirar o anzol da água e abrir os olhos, que algo está para acontecer. Certamente ha lontras na água, espantam os peixes que não conseguem comer, às vezes vêm à superfície buscar algum pássaro, que inadvertidamente fez seu ninho nos aguapés. 
Se fores um aventureiro, ouvindo o barulhão da lontra emergindo e observando a rapidez com que puxa o pássaro que nem é pequeno, para dentro da água, caso estejas bem quietinho ouvindo a natureza, curve de leve os lábios em um sorriso (imagino-te. Bonito quadro!)... sendo um turista apavorado, pensarás que não é lontra, que bem pode ser uma sucuri, afinal, só se vê (eu vi) um lombo lustroso meio acinzentado de uns vinte centímetros de largura, fazendo a curva um pouco acima da superfície da água.
11 – De noite, sempre de noite, quase tudo de noite, bater papo com amigos que vêm conhecer a cidade, levá-los para comer pizza na La Paloma, que serve pizzas assadas em forno à lenha em mesas ao ar livre com vistas para o reboliço dos carros de som “Nóis trupica mais não cai”...
12 – Comer batata frita na churrascaria do gaúcho. De quebra ouvir o bom papo dos pescadores, os maiores freqüentadores daquele point, aqueles que têm rancho às margens do Paranazão.
13 – Ir até a sede da reserva florestal, sentir-se pequeno, minúsculo observando a altura e a espessura dos troncos das árvores, o tamanho ameaçador das formigas e os pássaros serpentários - que na margem do mato parecem ter encontrado algo (o quê será?). Imaginar-se em Yellowstone ao pedir informações no posto da guarda florestal aos policiais alinhadíssimos em seus uniformes safári cor de caqui. No parque tem uma trilha que chega a um córrego, o melhor lugar do mundo para observar as onças que vão beber água, diz que tem até um posto de observação, mas as visitas tem que ser agendadas e são monitoradas. E coragem para a tal empreitada, será que fornecem? Não faço questão. 
Na estrada que leva ao centro do parque é possível ouvir os urros das pintadas que fazem tremer os vidros do carro, deixa eu fechar isso aqui! 
Ative o link e veja que nem é preciso ir até a fonte! http://www.youtube.com/watch?v=eKb91l2vmoM.
14 – Peneirar as raridades em cd’s na Farmácia Central, que além do bom atendimento em seu estoque oferece até a pérola “In Memoriam” do Vicente Celestino, e deliciar-se ouvindo a música número 1, O Ébrio e especialmente a 14, Luar do Sertão...não gosta?! Mas como? É très-cult, tchê!

15 Andar de patins, skate ou patinete, bicicleta ou carrinho de rolamentos, ou simplesmente caminhar de olhos vendados pelo meio das ruas é seguro. 

Só não é seguro para os condutores dos carros que estão sempre sujeitos a morrer de infarto ao serem fechados pelos imprudentes ciclistas em alta velocidade. Quase todo mundo tem bicicleta,quando as usam para ir às compras deixam a magrela estacionada junto ao meio fio, sem correntes nem cadeados. Em pezinho, soltinha!

16Agendar uma visita à exposição da artista plástica Giane Pereira Soares, que em julho estará expondo no Clube Taquaruçú suas telas inéditas realizadas nos últimos seis meses, caso a encontre por lá, faça muitos elogios e invista um capital moderado em seu trabalho, que só tende a valorizar como indica a trajetória desta gaúcha, que através da técnica do óleo sobre tela e da acrílica registra suas primeiras impressões desta cidade que no último dia 23 de março completou 49 anos de emancipação, e na qual os habitantes auto-denominam-se Os Pioneiros.

Aviso importante:

Caso prefiras os programas à beira do rio, não esqueça:

Quem não tomou vitamina b 12 nos cinco dias que antecederam ao passeio, às 19:30hs, tem que estar com o material de pesca guardado, sentado dentro do carro com o motor ligado, com os vidros fechados para voltar à cidade.Vidros fechados, isso é de vital importância! Siga exatamente a rotina descrita, senão os mosquitos te comem, mastigam, abocanham, chupam, arranham, coisa horrível, ataque feio, garanto! 

Tu não poderás mostrar as pernas em público por um mês, nem os braços, muito menos o rosto. Em caso de imprudência e posterior desastre coceirento, use algum creme à base de Prometazina, que se não acaba com os caroços das picadas, ao menos alivia a coceira.

-Algo fora de lista: Observar o acampamento Betinho, dos Sem Terra, que fica na entrada de Teodoro Sampaio. Como cresce! Indubitavelmente encafifante o perfil destes sem terra, que não combina com o perfil que é divulgado pelos meios de comunicação. O acampamento está ao lado de uma fazenda onde muito mais de mil cabeças de gado branquinho e bonito, pastam. Nesta época, em que a maioria gasta a vida como frangos anabolizados, com a barriga cheia de frango anabolizado, massificados pela tv, uns querendo ter o sobrancelhão da Maria Clara, outras se esforçando para ter o sucesso da Laura, alguns sendo bobos como o Faustão, outros improváveis como o Gugu, entre esmaltes vermelhos, cirurgias plásticas e bundas de silicone, é impossível não reverenciar a força de vontade de idealistas. 
Eu não teria coragem para uma luta destas, também, provavelmente não é a tua luta, mas é de se fazer um benzimento, por nós, por eles, ao passar pelo acampamento que dá calafrio! 
O que fazemos entre fraternos? 
Que sociedade é essa? 
O acampamento não tem água, nem luz. Morando aqui vejo estes sem terra trabalhando, fazendo bicos, o tal dinheiro assistencial nem sempre vem, nunca é suficiente, trabalham em fábricas e comem com o dinheiro que um dos membros da família apura. 
Ao lado de Teodoro Sampaio, na saída para Maringá  tem um assentamento...sei lá...normal. Como pequenos produtores, o pessoal vem à cidade fazer  compras. 
Sei que são produtores de leite, e que o nome do assentamento é Che Guevara.

Empreendimentos para alguém que queira morar em Teodoro Sampaio realizar:

*Abrir a primeira academia de Yoga da região. 
Eu fiz pesquisa, as pessoas gostariam de frequentar as aulas e conhecer melhor a filosofia.
*Montar uma sala - com ar condicionado - para exibição de filmes, o que ajudaria a evitar que o vivente tenha que andar 120 Km para assistir um filme na telona. 
Eu não fiz pesquisa, mas se o cinema abrir, estou lá!
*Abrir uma loja de compra, venda e troca de livros usados, um sebo.
*Abrir uma cafeteria com ar condicionado e convidar os gaúchos da cidade para falar de política, se queixar da situação, agita o ambiente. Eu vou!
*Aprimorar a técnica fotográfica e modernizar o equipamento(este é para mim) trocar o carro por uma camionete e carregar uma escada constantemente, dá para registrar fatos inéditos, ou correr o risco de ser desacreditado contando que na semana passada em uma barreira policial foi encontrada uma onça sussuarana no porta-malas de um chevetinho marrom queimado. O proprietário do carro deu de ombros e declarou no jornal das 19:00: “Fazer o quê, eu estou desempregado e minha família precisa comer...” Não é preciso nem dizer que para enfiar a onça no porta-malas, ela estava morta. Que tempos! O homem iria comer a onça! As leis universais, gráficos de cadeias alimentares completamente invertidos. Improvável mas não impossível. 
Isso pode aconteceu em Teodoro, como aconteceu em Nova Iorque com Woody Allen também!
*Fundar um jornal comprometido com a verdade e registrar fatos espetaculares, como a desabalada corrida de um ônibus de universitários que ia para Presidente Prudente e ficou sem freios na rua principal. Registrar a perícia do motorista que conseguiu evitar um acidente grave, um super motorista, eu diria até um verdadeiro herói, mais merecedor de louros do que a atuação de Keanu Reevers no filme Velocidade Máxima, porque afinal, neste caso de Teodoro não havia produção, nenhum auxiliar de direção havia interditado a rua antecipadamente para filmagem... 
E vai o ônibus, mas é pura realidade, e passa por nem sei quantos quebra-molas, sai da cidade entrando contra-mão no trevo, pega o asfalto na direção de Prudente em velocidade máxima, e em uma curva, não havendo santo para segurar, que Santo Anastácio ficava mais para frente, capotou. 
Ninguém ferido.
*Fundar um jornal não comprometido com a verdade e contar que um ônibus cheio de crianças ficou sem freios na rua principal. Na saída da cidade o motorista, um direitista juramentado maliciosamente jogou o coletivo em cima do acampamento dos sem terra, acidente este, que felizmente não fez vítimas. Evidentemente atentado, indiscutivelmente intenção dolosa.
Aviso: o tal jornal não dura muito tempo! Na cidade existe uma rede de informações tão eficiente, um tal conversê com cruzamento de dados que aos interessados é possível saber tudo o que trouxestes na última vez que estivestes em Presidente Prudente ou Maringá. 
As empregadas do lar checam os tiquets de compras e espalham as informações mais interessantes, e tu descobres isso ao conversar com alguém na rua, pois te perguntam se isso ou aquilo é bom mesmo.

-->
*Montar uma transportadora com algumas carretas para transportar as ninhadas de gatos que são largados nos terrenos baldios. 
É apenas o germe de uma ideia, ainda não a desenvolvi suficientemente para descobrir onde levar os gatinhos, nem como manter as despesas e obter algum lucro, já que a meta desta análise é empreendimentos comerciais.
*Abrir uma agência de empregadas domésticas profissionais
sugestão: Trazê-las de fora. As de lá são todas muito comunistas, boas para qualquer luta, mas não muito satisfeitas em praticar tarefas do lar.
Giane Pereira Soares
04.05.04


Woddy Allen, ative o link ou clique no título: http://www.youtube.com/watch?v=3d76580JB2A
Óleo sobre tela, Avenida Cuiabá Pintei em 2006, óleo sobre tela, 200x130. Estava a beira dos transplantes de córneas, quando o pintei

Nenhum comentário: