04 julho 2010

Dominique Strauss Khan

Dominique Strauss-Kahn, Diretor Geral do FMI, REUTERS/Yuri Gripas
Quem inspirou Dominique Strauss Khan, o favorito à presidência na França?
"Dominique Strauss-Kahn não é um economista ligado a uma única doutrina, suas ações são inspiradas em várias linha de conduta, analisa o economista Jean Pisani-Ferry, que foi seu conselheiro em Bercy.
Quatro pensadores, em particular, moldaram suas crenças:
John Maynard Keynes (1883-1946)
DSK adota uma das ideias-chave do famoso economista britânico, o papel pró-activo do público, a regulamentação dos mercados. É também um admirador de Franco Modigliani, um dos principais especialistas da poupança, que encarna o pensamento keynesiano frente ao monetarismo de Milton Friedman. Mas ele se distanciou dessa interpretação, comum na esquerda clássica, o que confunde o intervencionismo keynesiano, lhe dá a licença para arrancar todo o cabelo. História: DSK dirige o FMI, Keynes foi um dos seus fundadores.
Karl Marx (1818-1883)
"Nesta matéria, DSK é um admirador, e não um crente ou um profissional, afirma Gilles Finchelstein, onde Marx exacerba os conflitos, DSK, quer contemporizar. Daniel Cohen pensa da mesma forma: "DSK acredita em um compromisso entre trabalho poder e capital, que a globalização torna mais complicado." No entanto, o estudo de Marx convenceu o ex-ministro da importância da produção: antes de redistribuir a riqueza deve ser criada.
Joseph Schumpeter (1883-1950)
O austríaco fez da inovação e do papel do empreendedor o impulso para a economia. DSK prtaica tais idéias, incentivando novas tecnologias.
Karl Polanyi (1886-1964)
Nascido na Hungria economista britânico, ele acreditava que, após a violenta crise de 1929 teve início um movimento inverso, quando a economia passou a estar a serviço de todos. DSK manteve a idéia de um socialismo regulamentar.Matéria feita por Corinne Lhaïk,publicada em 24/06/2010.Retirei e traduzi com auxíli de tradutor automátic, do www.lexpress.fr
Para ver o vídeo, Sanar el mundo Heal the World - Michael Jackson, ative o link ou clique no título:http://www.youtube.com/watch?v=sSHHbLppNdQ

Nenhum comentário: