12 julho 2010

Documentação François Dhôtell


O que mais me impressionou da Torre foi ver a estrutura por baixo, especialmente onde um pouco da fundação está aparente. Subir para ter a vista de Paris é interessante, mas são imagens tão conhecidas! O desenho da estrutura é um colosso! 

Quem vai querer ver Paris de longe, estando lá? Esta mulher aqui enxerga com os dedos, a surpresa da torre para mim foi a solidez, o formato e expessura dos perfis, o tamanho dos rebites, apesar de ao vivo também impressionar pela delicadeza. Ainda longe, caminhando em sua direção tive a impressão de que era feita de renda, renda de bilro, isso sim! 
Tingida com chá preto pelas rendeiras do nordeste para ar o ar antiguinho. 
Santa emoção Batman! 
Mas era a estrutura de Mecier Eiffel?! 
Com minha boa imaginação até o via trabalhando com seu pessoal no escritório montado ali para administrar a construção...ah não, isso não foi imaginação, foi a sala que reproduz esta cena em que ele aparece em tamanho real com sua equipe em imagens super-realistas em cera. Mas é claro que deixei o guia na poeira e corri em sua direção, vai que batesse um vento e dissipasse a delicada imagem antes de eu tocar? Brinque com o que é sério...
François Dhôtel escreve:"A maior dificuldade para construir a Torre estava em erguer-se o vínculo dos quatro principais pilares do primeiro andar. De fato, considerando o equipamento disponível da época, foi necessária a implantação de forma tão precisa quanto possível até quatro bases de 80 metros de distância um do outro e, em seguida, levantar os quatro pilares em uma inclinação precisa, medindo milimetricamente, cinqüenta metros acima do solo. A montagem dos pilares - auto-estáveis - acima do primeiro andar foi mais fácil. Quanto à Torre, foi erguida com muito mais facilidade, apesar do trabalho nas alturas ...O princípio por trás da estrutura revela duas seções aparentes que suportam a tensão:- As ligações horizontais no primeiro andar - A base do topo da torre. Esses dois pontos foram criados mais adiante. A estrutura foi feita de ferro e não de aço.A torre foi montada utilizando um número limitado de peças fabricadas, conforme fica evidente na lista abaixo extraída do livro do Sr. Eiffel. Todo o ferro vinha de fábricas do Sr. Dupont e Mr. Fould, ferreiros localizado na Pompey (Meurthe-et-Moselle), que estavam representados em Paris por seu diretor, Sr. A. Prègre e que nos manteve informados sobre os graus de ferro. As peças utilizadas para a construção da Torre seguem abaixo. O material foi entregue nos seguintes preços: Ângulos iguais de 40e 100 -13,25. Seções Standard, 1 e 2 graus -13,25. Seção 3 e 4 graus -13,75. Barras planas até 500-15,00.Ferro de folha ordinárias -15,50. Chapa Xadrez -16,50. Seções “Tee”, designadas por Eiffel em seu livro -16,00. Seções de ângulo aberto e fechado -20,00 Os rebites vieram do Sr.Letroyeur e Mr. Bouvard, de Paris. A qualidade é similar a do material empregado nas caldeiras e rebites de locomotivas”.

A estrutura da Torre Eiffel, artigo do arquiteto François Dhôtel. 
Primeira foto:eu ao pé da guriazinha, abaixo, segunda prancha do projeto da Torre Eiffel. Ative link para o vídeo do ano de 1962, Barbara-Dis, quand rieviendras -tu?, clique no título ou ative o link:

Nenhum comentário: