13 julho 2010

A família de Massaho - Jundiaí


No ano passado tive a honra de ser convidada a participar da reunião familiar da advogada e do dentista aposentados Dolores e Massaho Takejame em Jundiaí, interior de São Paulo. Meu filho mais velho, Maicon, estava namorando com a Marina, filha de Regina Takejame. 

Na ocasião conheci os experimentos que o grupo desenvolve no plantio de hortaliças e árvores frutíferas, bem como o andamento do projeto de compostagem e aproveitamento de recursos naturais, que Massaho, Dolores e os seis filhos, noras e nove netos criaram e mantém de forma cooperativa. Os membros da família, profissionais de várias áreas, têm como hobby o plantio e cultivo sem agrotóxicos dos horti-fruti que consomem. 

Através do publicitário Roberto, soube que um dos mais estruturados grupos empenhados na preservação da semente crioula, está no Rio Grande do Sul, Roberto salientou que a Unaic, do interior de Canguçu, está em atividade há mais de 14 anos, firmemente imbuída na preservação de sementes que não foram genéticamente alteradas. Em 1997 criaram o Banco Comunitário de sementes para facilitar a troca e conseqüentemente a preservação destas variedades que estavam sendo cultivadas unicamente por grupos familiares, indígenas e quilombolas. 

Desde lá, aproximadamente 40 mil pessoas da região de Pelotas já foram beneficiadas pelos Bancos de semente crioula, que se multiplicam com a divulgação deste e de outros projetos similares que incentivam a manutenção ou recuperação da autonomia da produção dos grãos sem mutação. 

A atuação da EMBRAPA tem sido determinante, frisou Roberto, incentivando a agricultura familiar e facilitado a troca entre agricultores deste gênero de sementes, que é afinal, um valioso patrimônio genético.



Regina disse:16 de julho de 2010 18:06 
Que coisa linda, Giane! Meu pai, de onde estiver, certamente está muito feliz com essa homenagem. Seus olhos de grande artista enxergaram uma beleza maior que jamais pretendemos e captaram a essência do amor e respeito a natureza que meus pais sempre cultivaram. Obrigada! 
Você é sempre muito bem vinda! 
Beijos!

Um comentário:

Regina disse...

Que coisa linda, Giane! Meu pai, de onde estiver, certamente está muito feliz com essa homenagem. Seus olhos de grande artista enxergaram uma beleza maior que jamais pretendemos e captaram a essência do amor e respeito a natureza que meus pais sempre cultivaram. Obrigada! Você é sempre muito bem vinda! Beijos!