19 agosto 2011

Nhotim, Rô Gonçalves e Bolas

A artista plástica Iayoi Kusama, hoje com 82 anos, em 1975 resolveu deixar Nova York e voltar para o Japão, pediu para ser internada em um hospital psiquiatrico, sofre de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), ela vê o mundo repleto de bolinhas, bolões, bolotas, bolitas, enfim... História da Arte norteia, e a arte também é terapia. Rosângela Gonçalves, ministra o curso de história da arte e vai enriquecendo as segundas-feiras, compartilhando seu conhecimento enciclopédico em aulas cheias de ritmo e descontração. O curso de História da Arte Universal iniciou nesta semana e vai até dezembro, no Museu Brasileiro de Escultura - MuBE. Na primeira aula, Rô falou um pouco sobre Kusama,que apesar de internada há 36 anos, continua produzindo. Pela evolução do trabalho, manifesto a princípio por obras com bolas esparsas, eu arriscaria que está quase sã, já que as bolas interiores agora cobrem completamente os lugares por onde passa. Se é melhor pôr para fora...
Na semana passada estava pesquisando e encontrei fotos de uma instalação da Kusama no Museu de Arte Contemporânea Nhotim (localizado em Brumadinho, município de Minas Gerais que dista 60 Km de Belo horizonte), apresentada como artefato extra terrestre encontrado em um lago, que tal se quem divulgou desta forma o trabalho dela, acrescentasse imagens dos artistas nadando de tip top vermelho entre as bolas flutuantes metálicas, no dia da inauguração da obra? Eu já conhecia a instalação de uma pincelada de Rô no curso do ano passado - Curso de História da Arte desmascara fraude dos ovos aliens! Mas garantir que Kusama não seja...bien, daí...podem estar chocos, mas seriam? E lá se foi a turma do curso de História da Arte passar alguns dias em Minas visitando o maior parque museu da América, quiçá do planeta, sem saber desta. Ou terão ido por isso? Ano que vem eu vou, este não deu, é imprescindível ficar pintando  triângulos - muitos, mas não fazem toc, toc, fazem vzuum nhum, bem grave, como...espere, como a gente pode explicar um som que não sabe onde ouviu, mas que está na memória?
Rô prometeu Mesopotâmia e Antigo Egipto para próxima aula, Joseph se escabelou: oh não, eu deveria te acompanhar é nessa, meu período favorito! Mas após a aula sobre Nhotim, fala sobre as obras de Chris Burden, Edgard de Souza, Janet Cardiff e George Bures Miller, Jorge Macchi, Matthew Barney, Rivane Neuenschwander, Valeska Soares e Yayoi Kusama, Tunga, Cildo Meireles, Adriana Varejão, Doris Salcedo, Victor Grippo, Matthew Barney, Rivane Neuenschwander, Valeska Soares e Doug Aitcken, os artistas que tem pavilhões e exposições peramenentes em Nhotim, como se fossem personagens do último Harry Potter.
O site do Nhotim, mencionado por revistas especializadas como um dos 40 lugares mais interessantes da Terra para se conhecer, é: http://www.inhotim.org.br
Na foto, a obra Obliteração da Eternidade, ou Depois de Marte, obra de Iayoi. Não sei não, mas se esta não viu o Dilúvio, pelo menos pisou no barro!
E clicando no título da postagem, ulalá mon amour, os caras estão fazendo acontecer, só podia ser TED!

Nenhum comentário: