05 maio 2011

Centenário Lélia Abramo

MINISTÉRIO DA CULTURA
Representação Regional no Estado de São Paulo
Fundação Nacional de Artes
O Ministério da Cultura, por meio de sua Representação Regional e da Representação Regional da Fundação Nacional de Artes – Funarte, juntamente com a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo convidam para o ENCONTRO DA MINISTRA DA CULTURA ANA DE HOLLANDA COM A ÁREA CULTURAL DO ESTADO DE SÃO PAULO.
 Contamos com a presença de artistas, gestores, produtores, artesãos, sindicatos, cooperativas, associações, educadores e interessados em geral.
 DIA: 10 de maio (terça-feira), às 14h30
LOCAL: Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo – Auditório Paulo Kobayashi., assina,Tadeu Di Pietro
Representação Regional do Ministério da Cultura no Estado de São Paulo
Amigos, familiares e imprensa, estiveram reunidos na noite de ontem na Cinemateca Brasileira durante a abertura das comemorações do centenário da atriz Lélia Abramo, promovido pelo Ministério da Cultura. Fotografias e dados sobre a carreira da atriz estão em exposição no salão principal da Cinemateca e na próxima segunda-feira as 20:00h, no Teatro de Arena, acontecerá a leitura dramática de Mãe Coragem e seus filhos, de Bertolt Brescht ( entrada gratuita). A leitura dramática esta marcada para a segunda feira passada, mas em função do falecimento do artista, produtor, Zé Renato, foi transferida para a semana que vem. Zé Renato foi um dos fundadores do Teatro de Arena, e um emociohnado Tadeu Di Pietro pretou-lhe uma comovente homengaem ao falar do último encontro que tiveram, quando Zé Renato se despediu porque "ia viajar". Na foto acima, momentos antes da apresentação do primeiro filme que integra a Mostra de Cinema Centenário Lélia Abramo, o flagrante do clima caloroso, discontraído e familiar que reinou no evento de ontem, o representante do Ministério da Cultura para São Paulo, Tadeu Di Pietro, cede a palavra ao ativista/artista empenhado na reedição da biogafria de Lélia Abramo. O filme de ontem foi O Caso dos Irmãos Naves, de 1967, uma produção de extrema importância e qualidade. A coluna mestra da exposição é a relação ativa, engajada e responsável da personalissima Lélia Abramo, para com seus colegas e familiares e amigos. As atividades da mostra está começando, desfrutemos!
Segue a nota de pesar emitida no dia 02, sobre o falecimento de Zé Renato:
Nota de Pesar: A Representação Regional do Ministério da Cultura no Estado de São Paulo divulga com pesar o falecimento do ator e diretor Renato José Pécora, Zé Renato, (1926-2011).Falecido aos 85 anos, vítima de um infarto que o acometeu na madrugada desta segunda-feira, 2 de maio, Pécora foi fundador e idealizador do Teatro de Arena, no ano de 1953.Em 1958, dirige a peça Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, que contou no elenco com o próprio Gianfrancesco Guarnieri, Eugênio Kusnet, Milton Gonçalves, Francisco de Assis, entre outros, revelando a atriz Lélia Abramo. Estão entre suas principais direções, ainda no Arena, Revolução na América  do Sul, de Augusto Boal, em 1960; e Os Fuzis da Sra. Carrar, de Bertold Brecht, em 1962.Após carreira de sucesso como diretor, Zé Renato estava vivendo um momento de intensa atividade no teatro, encenando a peça 12 Homens e uma Sentença, dirigida por Eduardo Tolentino. Zé Renato Pécora foi diretor, dramaturgo, criador de expressivo valor artístico e humano. Protagonizou momentos históricos no teatro a partir da inovação estética com a experimentação do formato arena e da introdução do tema da classe operária no palco.O velório ocorrerá nesta segunda-feira, 2 de maio, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet (Rua Doutor Teodoro Baima, 94), a partir da 17h. Amanhã, 3 de maio, o féretro sairá às 10h para o Cemitério Gethsêmani do Morumbi (Praça da Ressurreição, 1). 

Clique no título do post para ver Lélia no filme O Caso dos Irmãos Naves

Nenhum comentário: