18 fevereiro 2011

O Cântico dos Cânticos

Beija-me com beijos da tua boca
Teus amores são melhores do que o vinho;
O alento do teu corpo me embriaga
E pronunciar teu nome desperta
fragrâncias que impregnam tudo.
Por isso te amam as donzelas.
Leva-me contigo; corramos ao teu
quarto e gozemos com alegria.
Evocar tuas carícias embriaga mais do que o vinho.
Com razão se enamoram de ti.
Filhas de Jerusalém, sou morena,
mas sou graciosa;
Morena como as tendas do deserto,
Cheia de graça como os pavilhões
do rei.
Não me negligencies por eu
ser morena.
É que o sol me queima.
Dize-me, amor, onde vais apascentar
teu rebanho e onde descansas
ao meio-dia
Para que, biscando-te, eu não me
extravie entre os rebanhos de
teus companheiros.
Se não sabes onde me encontrar,
bela entre as donzelas, segue as
pisadas do meu rebanho e leva
teus cabritos a pastar juntos às
tendas dos pastores.

Oh, bela, minha amada,
tens as prestâncias dos corcéias do faraó.
que delicado é teu rosto ornado por teu cabelo!
Que graça tem teu
pescoço com os colares.

O perfume do meu corpo vai atrás do
meu bem amado onde quer que vá,
Quando descansa entre meus
seios ele é para mim uma
porção de lavanda,
um punhado de ervas aromáticas.
Que bela és, amada, que bela!
Teus olhos são pombas de serenidade
e graça.

Que belo és, amor! Que prazer!
No campo temos estendido nossa
cama, os ramos dos ciprestes são
nosso telhado e os cedros são as
colunas de nossa casa.

Que bela és amada, que bela!
Teus olhos Têm doçura de pombas,
Teus cabelos são rebanhos
Que descem a colina.
Teus dentes têm a brancura

Das ovelhas tosquiadas que acabam
de banhar-se.
Todas iguias;
teus lábios são duas faixas vermelhas,
Tua palavra é melodiosa, tuas faces têm
o rubor da romã
Teu pescoço tem a graça da Torre de David;
Teus seios são um par
de filhotes gêmeos
Pastando entre os lírios.
Antes que o dia dissipe as sombras,
mergulharei em teu monte
de perfumes,
Entre tuas colinas de incenso.
És bela amada, sem defeito algum.

Vem desde o Líbano, amada;
Vem, apressa-te desde as cimeiras,
Desde as covas dos leões
E dos montes dos leopardos.
Irmã minha, esposa, tens roubado o
meu coração;
Prende-o com uma jóia somente
do teu colar,

Com um dos teus olhos.
Que deliciosos são os amores contigo, irmã, esposa;
Embriagam mais que o vinho.
O alento do teu corpo é a
melhor fragrância.
Teus beijos são doçura, debaixo da
tua língua há leite e mel;
E como o incenso aromatiza tuas roupas!
És um jardim, irmã, esposa;
Um jardim fiel, uma fonte fechada
que se abre apenas para mim;
um pomar de romãs com frutas deliciosas.
Cipreste, açafrão, canela, nardo.
Árvores aromáticas, balsâmicas.
És um manancial, uma fonte
de vida.

Eu durmo mas meu coração vela
Atento ao chamado da tua voz.
Sonho que meu amado bate em minha
porta:"Abre, irmã, amada, pomba,
minha perfeita.
...Que tenho o meu cabelo umidecido de
orvalho e a cabeça encharcada de
sereno".
Já me despi da túnica, vou vesti-la de
novo?
Já lavei os pés, vou sujá-los de novo?
Meu amado põe sua mão na fenda
da porta e me extremecem
as entranhas.
Minhas mãos gotejam mirra.
Levanto-me para abrir, mas ele já não está.
Minha alma sai atrás dele, eu o busco.
Mas ele já foi embora, chamo e não responde.

Oh, filhas de Jerusalém, eu as
faço jurar:
Se encontrem o meu amado, digam-lhe
que desfaleço de amor por ele.

Qual a diferença entre teu amado
e outros? Como reconhecê-lo,
bela entre as donzelas?

Meu amado é forte e corajoso,
destaca-se entre os milhares.
Em sua cabeça refulgem
cabelos negríssimos.
Seus olhos brilham como pombas
...Recém banhadas no leite.
Descansando junto a um rio; suas
faces são um jardim aromático e
seus lábios são flores.
Suas mãos parecem talhas de
ouríves e seu ventre, marfim
orlado de safiras.
Suas pernas são colunas torneadas
com mármore;é esbelto como
um cedro.
seu falar é doce e ele é todo desejável.
Assim é o meu querido, filhas de
Jerusalém,
assim é o meu amado.
Levanta-te, minha bela, levanta-te,
amada, que já é passado o inverno,
que as chuvas já cessaram, que já se
abrem as flores, que já é chegado o
tempo das canções.
Já se ouve a voz das pombas em nossa
terra; já se tem achado o rebento
da figueira;
Já espalham o seu aroma as vinhas em flor.
Levanta-te minha amada,
levanta-te,
minha bela e vem.

...
Fragmento de poema pastoral atribuído ao rei Salomão, 
tem oito capítulos e está no Tanach, a Bíblia Hebraica, 
"Não se pode deixar de perguntar por que este belíssimo poema erótico foi incluído em uma biblioteca como a Bíblia Hebraica. Alguns acreditam que o Cântico foi inclúido entre os livros sagrados porque, considerado um texto muito belo, sua inclusão no Tanach era a única maneira de assegurar que ele não se perderia. Para garantir sua inclusão atribuíram-lhe sentidos alegóricos (Se todos os livros do Tanach são sagrados, o Cântico dos Cânticos é o mais sagrado entre os sagrados)." Ensaio escrito por Eliahu Toker para a Revista 18, publicada pelo Centro de Cultura Judaica.

Para ver Tumbalalaika executado em numa sinagoga em Amsterdã, clique no tiítulo da postagem.

Nenhum comentário: