10 fevereiro 2011

Casaco Verde

Ela nasceu na Manchúria, o pai, Naozane Heira e a mãe, Mishi, japoneses, estavam em Houten há seis anos quando tiveram Yasuko (Heira) Hiranobe, em 1945. Ela tinha apenas um ano quando a família começou empreender a viagem de retorno ao Japão. Tentaram retornar deixando a Manchúria pela Coréia, mas encontraram o caminho repleto de focos revolucionários que mais tarde proclamariam a independência da República Democrática Popular da Coréia (09 de setembro de 1948). Surgia a Coréia do Norte, separando a península em dois países distintos, o norte socialista - apoiado pela União Soviética, e a Coréia do Sul, apoiada pelos Estados Unidos. Os dois governos lutavam pela totalidade do território. Em 25 de junho de 1950, tropas da Coréia do Norte, em um ataque surpresa e invadem o sul, é a tentativa de unificar o país sob o comunismo. No mesmo dia, o Conselho de Segurança da ONU, na ausência do representante da URSS, declara a República Popular agressora e nomeia o general norte-americano MacArthur para chefiar tropas de intervenção na Coréia. Daí em diante... Mas nesta época a famíla de Yasuko já estava peleando pela vida no Japão. Quando foram impedidos de atravessar a fronteira da Coréia do Norte para a do sul viajaram uma semana retornando até um porto na Manchúria e daí, de navio chegaram no Japão, e finalmente em sua província de origem: Kagoshima. Em 1958, a família empreende nova jornada, a jovem Yasuko está com 13 anos, e com os pais e irmãos vem para o Brasil. Chegam em São Paulo e vão para Suzano trabalhar no cultivo de hortaliças. Hoje Yasuko é casada, tem uma filha que chamou Maria Esther. Ao visitar minha exposição Ohata no Kohii & Cultura, contou esta linda  história, desenhou mapinha com a rota da viagem familiar e com letra bonita e kangi caprichado escreveu o nome das cidades importantes que marcaram sua vida. Enternecida, conta que o irmão Massanori pode ter quantos casacos de veludo quiser, mas não esquece um verde, muito especial e extremamente aconchegante que tiraram dele numa barreira de revolucionários entre a Machúria e a Coréia...tinha 5 anos, o Massanori..
Na foto, do meu lado esquerdo Yassuko, do direito Junko Kuabata, são amigas a vida toda, grandes amigas, salienta Yasuko, melhores amigas, confirma Junko. Os pais de Junko, Haruno e Eisaku Tsuda, vieram para o Brasil em 1932. Conheceram-se no navio e casaram-se ao chegar em Marília, interior de São Paulo, onde trabalharam na horticultura. Junko é casada, hoje mora em Sâo Paulo, no Tucuruví, tem cinco filhos: Cláudia Mayumi, Ruth Miuki, Clóvis Mitsuyuki, Sergio Mitsuhiro e Wilson Hiroyuki.
Fomos fotografadas por Gil, o garçom hostes do Kohii & Cultura, os quadro ao fundo, fiz em técnica mista, um chama-se Nantsunami.e ou Nangi.
Para música e imagens de arte chinesa clique no título da postagem.

Nenhum comentário: