10 fevereiro 2011

Miss Helga Johansen na Manchúria

Em seu livro de 1937 sobre as missões DMS na Manchúria, Jensen Gullach escreveu a reportagem sobre Helga Johansen, que era uma missionária novinha em folha na época. Em 1944 houve um surto de febre tifóide na Manchúria e os japoneses requisitaram o hospital de Siuyen para internar trabalhadores de um campo nas proximidades. A Dra. Marie, a chefe de enfermagem, Anna Busch, e a enfermeira Helga Johansen, todos contraíram a doença. A Dra. Marie e Anna Busch sobreviveram  Infelizmente, Helga Johansen não.
“Durante sua infância e juventude, Helga ouvia falar sobre Deus e respeitava-o, mas apenas aos 19 anos de idade reconheceu Jesus Cristo como seu Salvador. Logo  percebeu que seu trabalho deveria ser no campo missionário. Com esse objetivo começou a estudar para ser enfermeira. Depois de terminar sua formação em Skive Hospital, Helga se dirigiu a DMS com um pedido para ser enviada como missionária, mas na época não foi possível. Durante a espera, Helga trabalhou como enfermeira da comunidade e como estagiária em Marthabo, e por último em uma escola bíblica em Glasgow. Em outubro de 1936, a DMS designou-a para a Manchúria.
A intenção era que a senhorita Helga Johansen começasse a trabalhar rapidamente, em primeiro lugar no hospital missionário em Suihuafu e, posteriormente em Siuyen. Após uma breve estadia no campo da missão, ela foi para a escola de idiomas, em Pequim, de onde mandou a sua primeira carta aos Missionsblad Dansk, escrito em 1937:
Nesta minha primeira saudação da China, quero mandar um agradecimento de coração, tanto para a Câmara DMS e aos amigos de todo o país. Obrigado por enviar-me como sua representante. Estes primeiros meses foram ricos em experiências e incentivos . Foi um grande prazer ser recebida e saudada pelos missionários dinamarqueses na Manchúria. As três primeiras semanas eu fiquei com Miss Karen Gormsen. Mas a coisa mais importante de todas é descobrir com meu coração o quanto Deus ama este país e seu povo e, assim, confirmou-me na minha vocação missionária. O estudo das línguas é muito interessante.
É como ir numa viagem de descoberta tentando entender o que aqueles sinais misteriosos e rabiscos significam. Isso exige trabalho duro, mas também traz alegria quando de início parece impossível e ininteligível gradualmente se torna claro. Somos cerca de 150 estudantes da língua, dos quais cerca de 80 vivem na escola; 15 países estão representados Eu sou a única da Dinamarca  Ela continuou a carta com sua discussão da arte cristã chinesa, que sempre gostou, e depois assinou a carta,
"afectuosa saudação, sua entusiasta enviada alegre,
Helga Johansen.
Uma carta de contabilidade de Anna Bog para Axel Christensen, 25 outubro de 1944, continha a seguinte entrada sobre a morte da Helga, após sete anos de serviço missionário:
"Você provavelmente já ouviu falar que Helga Johansen. Ela morreu em 16 de outubro de 1944, às 02:00h. O Sr. e Sra. Willer vieram em 20, ela foi sepultada no domingo dia 22. Um funeral muito bonito. Primeiro um serviço dinamarquês em seu quarto, em seguida, um serviço chinês no pátio do hospital. Todas as enfermeiras, os homens e as meninas, levaram-na para o cemitério, seu caixão estava coberto com Dannebrog (a bandeira dinamarquesa), e todos os enfermeiros vestidos de branco... À noite, tivemos uma comunhão dinamarquesa... "
Fontes:
 Arquivos DMS, no Rigsarkivet. Cortesia de Kirten Berggreen Buch.
* Sr. e Sra. Willer" - Trata-se de Reverendo e Sra. Ludvig Willer.O Reverendo Willer nasceu em 07 de outubro de 1900. Ele era o filho do pastor no Aulum, obteve seu diploma de teologia, em 1924, foi o secretário de KFUM em Horsens até 1927, então pastor até 1933.A DMS enviou a Manchúria, em 1934. Ele foi baseado em Dairen. Traduzido por Jørgensen Preben.
Fotografia de Helga Johansen.
Traduzi  para o português com auxílio do tradutor automático Traduka.
Para voar sobre o Rio de Janeiro, clique no título da postagem.

Nenhum comentário: