02 dezembro 2010

Festa das Luzes no Centro de Cultura Judaica

Aconteceu no dia 01 de dezembro, no Centro de Cultura Judaica (Rua Oscar Freire), a abertura do 8° Ciclo Multicultura,l e o início da Festa das Luzes, o Chanuká (que também denomina o candelabro de oito braços específico do festival, pronuncia-se ranucá). A mestre de cerimônias foi uma sereia de longas madeixas, aplique recente e confesso, Fernanda Young, que recém chegada de Israel declarou-se extasiada pela experiência, e informou que está trabalhando nas imagens que trouxe para realização de um programa ou filme que chamará de As Histéricas.
A Diretora Geral Executiva do CCJ, Yael Steiner, deu boas vindas e surpreendeu aos que não sabiam que Yael Steiner não é um barbudão de mais de 40 anos, vestindo paletó, ou um careca barbudo, ou um careca sem barbas, ou um sujeito de topete grisalho e cavanhaque, ou ah, enfim...clichês bem longe, Yael é uma moçoila exótica que para esta solenidade festiva pilotou um mini-vestido com laçarote pink, e falou sobre o significado da festa dando boas vindas aos presentes, que foram brindados com uma festa de alto gabarito, seguindo a tradição da Casa de Cultura de Israel, que quando abre as portas para receber, oferece o seu melhor.
Chanuká é a festa das Luzes e celebra a presença da Luz em nossas vidas, em um sentido amplo, interior e exterior. Com o tempo tornou-se também uma festa para crianças, pois são elas que acendem as velas do Chanuká. No primeiro dia acende-se uma vela, no segundo, duas , e assim por diante, por oito noites, acendem e abençoam as velas festivas, trocam presentes e relembram os antigos milagres.
 A festa  teve música, comidinhas, bebidinhas, e na saída, após a apresentação da bailarina Morena Nascimento que dançou na clarabóia, teto, sobre todos, sobre tudo,  os presentes receberam, um kit Chanuka.
"Seja em São Francisco, no Contemporary Jewish Museum, em Paris, no Musée d'Art et d"Histoire du Judaisme, em Nova Iorque, em Tel Aviv, em Buenos Aires, as velas serão acesas e presentes trocados. 
O Nosso presente para São Paulo é convidar todos a celebrar a festa das luzes de oito maneiras diferentes, cada dia de um jeito, cada jeito juntando mais as pessoas por meio de exposições, festival de música, festival de cinema, ciclo gastronómico, ciclo de palestras, ciclo de oficinas e artes cênicas."



De 01 a 12 de Dezembro, entrada gratuita, confira a programação completa no www.culturajudaica.org.br



Ao lado, com a colega de contação de história do grupo Era Uma Vez, Eleonora Bottman


Se tu quiseres brincar de Matt, clica no título da postagem e vamos lá!

Nenhum comentário: