25 setembro 2012

Zilda Arns, Sergio Vieira de Melo...


Morreu para este plano e renascerá em outra condição...
Mas e nós? Que justificativas encontramos quando temos que abrir mão da existência exemplar destes espíritos contemporâneos evoluídos que nos deixam prematuramente, não importando a idade que tenham? 
Dia destes fiz esta pergunta a uma mestra em espiritualidade. Conversamos sobre estes eventos naturais e anti naturais(quando obras da insensatez humana), que levam embora vultos de imprescindível importância ao desenvolvimento da rede caritativa no planeta, mesmo quando nós, que tanto gostaríamos de aprender e crescer na iluminação de seus exemplos não queremos acreditar que haja um propósito divino nessas ocorrências. 
Continuo chocada com o ato terrorista que em agosto de 2003, em Bagdá, vitimou o diplomata da ONU, Sergio Vieira de Melo, que conforme definiu o jornalista Jonathan Steele do The Guardian, foi “O melhor servidor público do mundo” - um servidor da humanidade. 
Agora, desolada, acompanho o noticiário sobre o terremoto que vitimou Dra Zilda Arns, no Haiti. 
Dra. Zilda, a médica pediatra e sanitarista, a fundadora da Pastoral da Criança, e Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns...
Caminhava pelas ruas de Porto Príncipe e durante o abalo foi atingida pelos escombros. O histórico de Dra. Zilda é irrefutável, e talvez seja a única personalidade pública brasileira da atualidade sobre a qual se pode afirmar que nunca houve uma nódoa do tipo que costuma envolver n'algum momento, as pessoas públicas. 
Lembro-me que na primeira vez que a vi em um programa de tevê fiquei com o pé atrás com a proposta que ela apresentava para diminuir o índice de mortalidade infantil por desnutrição no país. 
Foi antes dos anos noventa, e ao vê-la apresentar a multi-mistura, o alimento rico em vitaminas feito com sementes de melancia e de abóbora e folhas de mandioca e beterraba, pensei que se fosse tão simples, já teria sido feito antes. 
E que importa se ninguém fez antes? 
A Dra. Zilda fundou a Pastoral da Criança em 1983, e com o grupo de voluntários começou a distribuir e ensinar a fazer a multi-mistura. 
Em função dos resultados rápidos como é o crescimento de uma criança saudável, o programa e a receita emplacaram e foi só uma das linhas de ação solidária deste grande ser humano que ontem partiu. Que muitos outros se apresentem para a batalha da iluminação e solidariedade - a linha de frente foi desfalcada, e talvez seja esse o único consolo ou justificativa para perdas tão sentidas como esta, o de alertar e conclamar os dispostos a honrar a senda que foi aberta. 


O texto acima, publiquei em 13 de janeiro de 2010. 
A praça abaixo, fotografei na semana passada. Homenagem da prefeitura ao herói brasileiro que  foi destacado com um busto instalado em frente ao escritório do Alto Comissariado para Direitos Humanos em Genebra, Suíça
 Em um local chamado alto do Morumbi a praça  oferece uma vista bonita - um mirante.
Apesar do abandono, durante o dia os moradores da região recorrem a pista para passear cães e fazer caminhadas.
No final de semana pais levam crianças que brincam com suas motos elétricas e bolas; reclamam da falta de vigilância e manutenção. Dizem que as depredações ocorrem no período noturno, mas declaram não ter comunicado às autoridades e nem saberem a que Secretaria recorrer.
O endereço.

Nenhum comentário: