05 outubro 2011

URGENTE - PLAQUETAS - RIO DE JANEIRO


A amiga Damáris conta que a família de sua amiga, Joana Bacim, está a pedir socorro. Ela passou pelo transplante de medula no final de Setembro último, mas ainda precisa - e muito - de transfusão, plaquetas. A situação é desesperadora, pois o estoque do INCA não consegue suprir a necessidade de reposição. Meio caminho já foi percorrido, vamos ajudá-la a cumprir mais esta etapa para ficar totalmente curada. Se puderes doar, por favor, mencione o nome completo dela: 
 JOANA ANGÉLICA MINELLI BACIM. 


Por que doar plaquetas?
As plaquetas são elementos do sangue que atuam na coagulação. Elas são fundamentais para o tratamento dos pacientes. Há pacientes que apresentam deficiência de plaquetas, causada por transplante de medula, pela ação da quimioterapia ou por terem sofrido alguma intervenção cirúrgica.


Vânia De Mello deixou um novo comentário sobre a sua postagem "URGENTE - PLAQUETAS - RIO DE JANEIRO":
Oi Giane!!! Muito obrigada por divulgar a importância da doação de plaquetas para Joana, nossa tão amada Joana. Ela completou 28 anos em junho, louca de amor pela linda e doce filha Gabriela, com 7 anos de pura alegria, e também por sua vida e para a família, amigos antigos, e novos, muitos, muitos mesmo, que nem a conhecem como você e demonstram, doam o tempo por solidariedade que é o que um amigo demonstra e faz. 

Vamos continuar divulgando ajudando a Joana e com isso ajudaremos outros tantos pacientes que precisam de sangue, mas antes, de muito amor, carinho, presença, fé, força e luz. 
Os anjos ouviram, e você!! E também nossos pedidos de cura para Joana e os outros que nem conhecemos possam ser abençoados. 
Que assim seja .
Amém! 
Postado por Vânia De Mello no blog Flor Amarela em 7 de outubro de 2011 10:23


Como é feita a doação?
O sangue é retirado da veia de um dos braços, como na doação convencional. A diferença é que o sangue passa por um equipamento que retém parte das plaquetas. Depois disso, o sangue retorna para o doador, com todos os outros elementos. Tudo isso de forma segura e livre de contaminações. Esta doação, que deve ser marcada com antecedência, dura cerca de uma hora e meia


Quem pode doar?
Para doar é necessário:
- ter entre 18 e 65 anos de idade;
- pesar mais que 50 quilos;
- trazer a Carteira de Identidade original, com foto;
- alimentar-se antes da doação, evitando apenas alimentos gordurosos
- estar em boas condições de saúde;
- ter realizado pelo menos uma doação de sangue recente no INCA;
- ter disponibilidade de, pelo menos, uma hora e meia para a doação;
- não estar fazendo uso de ácido acetil salicílico (AAS).


Não podem doar
- Doadores que estiverem gripados ou com febre;
- Mulheres grávidas ou até três meses após o parto;
- Doadores que ingeriram bebida alcoólicas no dia da doação.
Estão impedidos de doar
- Pessoas que tiveram hepatite após 10 anos de idade, doença de chagas e malária;
- Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis e usuários de drogas.


Onde doar:
Hospital do Câncer I
Praça Cruz Vermelha, 23 / 2° andar - Centro - Rio de Janeiro
A doação pode ser feita de segunda a segunda, de 8h às 17h30 (nos domingos e feriados o primeiro horário é às 9h30), sendo apenas necessário agendar pelo telefone:(21) 3207-1064
Centro - 20230-130 - Rio de Janeiro - RJ - Tel. (21) 3207-1000
Informações gerenciadas pelas divisões de Comunicação Social e Tecnologia da Informação.
E clicando no título da postagem, sabedoria e anjos que lembram!

Um comentário:

Vânia De Mello disse...

Oi Giane!!!Muito obrigada por divulgar a importância da doação de plaquetas para Joana, nossa tão amada Joana. Ela completou 28 anos em junho, louca de amor pela linda e doce filha Gabriela, com 7 anos de pura alegria, e também por sua vida e para a família, amigos antigos, e novos, muitos, muitos mesmo, que nem a conhecem como você e demonstram, doam o tempo por solidariedade que é o que um amigo demonstra e faz. Vamos continuar divulgando ajudando a Joana e com isso ajudaremos outrostantos pacientes que precisam de sangue, mas antes, de muito amor, carinho, presença, fé, força e luz. Os anjos ouviram e você!! E também nossos pedidos de cura para Joana e os outros que nem conhecemos possam ser abençoados. Que assim seja .Amém!