26 outubro 2011

Centro de Cultura Judaica - Liberdade de Expressão e Coerência

Durante o apagão motivado pela forte chuva que deixou a região sem eletricidade, Julia Bacha, a diretora e produtora do filme documentário Budrus, que trata de um episódio emblemático na longa luta por território entre judeus e palestinos, mostrando a  história de um povoado que se insurge com a passagem do muro israelense sobre suas terras e se destaca obtendo o direito de conservar suas árvores da vida, as oliveiras centenárias.
Budrus conserva o olival através de protestos pacíficos.
Julia discorreu sobre o processo de elaboração de sua obra na noite de 25 de outubro no Centro de Cultura Judaica, e não fosse o diesel dos geradores esgotar-se após a boa hora e meia de bom papo esclarecedor e motivador, haveria assunto para varar a noite em considerações. 
A diretora foi questionada, interpelada, elogiada, confrontada e por não - como declarou - ter caído de para-quedas na região onde a ação se desenvolveu, mas viver há oito anos entre palestinos e israelenses, soube iluminar e esclarecer toda dúvida, não restam dúvidas, Júlia quer a paz, a paz ativa, aquela cuja conquista depende do envolvimento das mulheres e das crianças, a não violência que leva à conquistas efetivas e duradouras, pois é vitória dos desarmados e de coração aberto.
A dinâmica e competente Yael Steiner esteve presente e reiterou o carácter democrático e a busca incansável pelas linhas de entendimento, divulgação e discussão de ideias, em que está empenhado o Centro de Cultura Judaica, que dirige. 
Nos três dias de programação do Cine-Cultura de Paz, fica mais evidente que nunca que o CCJ, além de democrático, prima  pelo bom acolhimento dos seres empenhados na busca pela evolução que leva à Paz.

Na foto, o pronunciamento de Yael, ao lado de Julia.
O vídeo com trecho do instigante depoimento de Julia que filmei e escolhi para compartilhar não está compatível com o peso aceito, assim que tenha resolvido, volto a publicar. 
Clique no título para chegar ao pronunciamento de Julia Bascha no TED, 
quando o link abre podes selecionar o idioma na barra do vídeo.

Nenhum comentário: