13 outubro 2011

Seminário sobre o I° Plano Nacional de Cultura

A Presidente do Conselho Brasileiro de Entidades Culturais - CBEC, Eneida Soller manifesta preocupação quanto a representatividade na escolha das metas que  integrarão o I° Plano  Nacional de Cultura. Ao fundo, Aide do Amaral, da Comunicação da Representação Cultural de São Paulo.

O bailarino e produtor Sandro Borelli, representando a Cooperativa de Dança, leva os questionamentos de sua categoria ao Secretário Sergio Mamberti.

Representando os pontões de cultura: Angústia e dúvidas quanto ao futuro destes núcleos que se formaram com o apoio financeiro do governo nas gestões anteriores. E sobre a cultura para infância, existe um planejamento, como fica a juventude no plano da Secretária? Valério Benfica, Chefe da Representação Cultural de São Paulo responde que não está especificado, que é uma meta para a próxima Conferência, mas que existem ações se desenvolvendo, assim como a música ainda não entra na grade curricular das escolas, mas que a vivência e a difusão acontece em movimentos como Ação Griô, e, atualmente 40 pólos orquestrais estão em atividade. Quanto aos pontões, que surgiram sem planejamento, como movimento popular mesmo, agora estão sendo revistos, nem mesmo está bem muito definido o que é um Pontão Cultural, ou um Nó de Rede. Qual o papel dos Pontões, como está sendo articulada a institucionalização, quais as linhas de trabalho? A Cultura Viva só funciona por ter encontrado estas determinações.
O Secretário Mamberti lembra que hoje existem 500 PEC (Praças de Esporte e Cultura) em atividade com esportes e saúde, mas a cultura não está se apropriando destes espaços: 

"É preciso que os diferentes nichos dialoguem, uma vez que as disputas se estabelecem em função de privilégios do passado." 
O Seminário relativo a divulgação das Metas do I° Plano Nacional de Cultura, aconteceu no dia 27 de setembro na FUNARTE em São Paulo, contou com a presença do Secretário de Cultura, Sergio Mamberti, Américo Córdula - Diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais do MinC,  e o Chefe da Representação Cultural do MinC em São Paulo, Valério da Costa Bemfica, que discorreram sobre as actuais políticas culturais do Governo, sobre a necessidade de reformulação das leis de incentivo a cultura, como a da renúncia fiscal, que apresenta problemas na distribuição dos recursos. O microfone foi aberto aos presentes que manifestaram suas dúvidas e fizeram sugestões, entre eles, o sr. Damásio, representando o deputado Vicentinho, o representante da deputada Telma, Wladimir representando artistas circenses, a sra. Antonieta, representando a Secr. Cultura de São Paulo, Leonardo, representando IPHAN, O chefe anterior da Representação Cultural de São Paulo, Tadeu Di Pietro, José Carlos Duran, Eleiuson - Cult. Periferia, entre tantos. A salientar a presença no discurso determinado dos representantes da Associação das Escolas de Samba.
As metas do Plano a ser aprovado pela Presidente da República em dezembro, podem ser vistas e comentadas através do portal:www.cultura.gov.br até o próximo dia 20 de outubro.

 
Para Impossible Dream, clique no título.

Nenhum comentário: