03 novembro 2010

Sérgio Grinberg

O Sérgio é um pesquisador, um buscador inquieto que cresceu em um lar permeado de um judaísmo que ele denomina mais emocional do que prático. 
Na introdução do seu livro A Arte de Dizer Amên, declara que o projeto nasceu da sua antiga indagação pessoal sobre o que são as bases do judaísmo e como se chegou até aqui. 
Comprei o livro dele e sagrado invólucro dos infinitos mistérios, me foi entregue via caixa postal mas chegou sem carimbos do correio...o livro do Grinberg está na minha mesa de cabeceira, a evolução lenta que através dele ouso, me acrescenta segurança, o aprendizado da tradição mais antiga registrada e traduzida por Grinberg, abre-me o oásis desde sempre ansiado
A capa azul manancial, contém um estoque de pães imperecíveis
Entendi como o concebeu, mas assimilar e compreender tudo o que está ali, leva tempo, ele mesmo levou anos de estudos para concebê-lo. 
O judaísmo com sua organização tão antiga permeia muito do que experienciamos em todas as áreas da nossa sociedade. 
Adorável e respeitável tradição com a beleza dos seus rituais, Sérgio diz "Serviços Religiosos". 
Podes encomendá-lo direto ao autor (sergio@grinberg.com.br), A Arte de Dizer Amên, de Sérgio Grinberg, publicado na língua portuguesa pela Editora Maayanot. 
Obra fundamental para quem deseja entender a origem da estrutura geral dos Serviços Religiosos na  forma como ele lindamente escreve, " um tecido de bênçãos, poemas e pedidos costurados dia a dia, desde mais de 2000 anos, incorporando marcantes belezas, sabedoria e ensinamentos que podemos usar em muitas ocasiões de nossa vida diária".

BERACHÁ -Bênção (pág 29)

Motivos para se falar uma Berachá:
-Agradecer possibilidade de desfrutar o que D'us criou. 
Antes de ingerir alimentos. 
Ao se presenciar um fenômeno da natureza: raio, trovão, arco-íris, etc. 
Ao se visitar um lugar onde houve um milagre em época passada.
-Agradecer a possibilidade de observar os preceitos ordenados por D'us.

-Expressar agradecimento, pedindo louvação.

Fotos: A capa do livro A Arte de Dizer Amên e acima, Pastoreio ll-óleo sobre tela que pintei em 2010, nele retrato meu pai, Basílio, e o senhor Feliciano na cúpula, as crianças em frente são Jean e Marcelo, ao fundo, Bruna, Mateus e Ananda

Local, ruínas de São Miguel, RS, para ver o vídeo Lu Yehi, clique no título da postagem.

Nenhum comentário: