
Fiz o registro no ano passado com a dramaticidade intensificada pelos reflexos da garoa silenciosa da segunda-feira em Paris.
Chama-se Os Burgueses de Calais, e foi iniciada por Rodin sob encomenda do prefeito da cidade de Calais no ano 1888.
Narra o episódio em que a cidade esteve sitiada pelo exército do rei inglês Eduardo III.
Após longo período isolada, a fome se instala e o pícaro monarca exige que seis proeminentes cidadãos - os nobres da cidade - lhe sejam entregues semi-nús e com cordas nos pescoços, em troca poupará os cidadãos de Calais.
A cidade vivia empapuçada em problemas por ser ponto estratégico, fica à beira do Canal da Mancha, canal que separa a Inglaterra e a França.
Diz a história, que Eustache de Saint Pierre foi o primeiro a se oferecer.
A dor, mesmo que em bronze...musee-rodin.fr

O escultor Caciporé, aos 19 nos já expunha na Bienal de São Paulo, recebeu como prêmio concedido por um jurí internacional uma viagem com estadia em Paris.
Permaneceu na Cidade Luz por dez anos, estudou e trabalhou em ateliers de grandes mestres.
O escultor integrou o ciclo de visitantes ilustres do curso gratuíto do MuBE - Arte Moderna e Contemporânea, que foi ministrado neste segundo semestre pela arquiteta Flávia Rudge Ramos.
Aos presentes ele declarou que não faz projetos antecipados, que cria sem formalismos e que 90% de sua produção está em espaços abertos.
Na foto abaixo, fomos clicados pelos colegas do curso: Caciporé, eu e Eneida Fausto, a coordenadora do departamento de cursos do museu, o escultor declarou que Eneida foi quem sugeriu o local onde se encontra sua obra. http://www.mube.art.br
Para ver um bar em Pamplona, clique no título da postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário