11 novembro 2010

Jacob Klintowitz & Instituto Olga Kos

Pela primeira vez assisti a um leilão de Arte em São Paulo, estreei bem - com o leilão beneficente promovido pelo Instituto Olga kos e a Casa de Cultura de Israel. 
Na última terça-feira (09/11) saiamos da reunião do grupo de voluntários em contação de história, o Era Uma Vez, do Centro de Cultura Judaica, a colega Deluzy Trovato e eu, e a movimentação elegante na entrada do teatro chamou nossa atenção, fomos convidadas a entrar e acompanhamos a abertura do evento, que pelo catálogo que nos foi entregue na recepção mostrava a qualidade extrema com que fora idealizado. 
Curadoria do crítico de arte Jacob Klintowitz - ah, bom! 
Se Jacob está envolvido a qualidade é inquestionável, seu toque de excelência é garantia e credibilidade aos projetos nos quais se envolve. 
Através de comentários de professores e amigo em comum, conheci um pouco sobre este intelectual admirável. 
Nestes quatro anos de São Paulo tive a oportunidade de vê-lo em ação em concursos, curadorias e palestras. Se já era admiradora de seu trabalho competente e postura informal, agora acrescento ao rol de qualidades do homem, o toque arrojado de elegância. Subiu ao palco para fazer a abertura um pós-moderno Jacob, portando um estruturado paletó creme esverdeado com uma gravata inesperadamente vermelha. 
Salve Jacob, só o tinha visto vestindo preto! 
Autor de mais de 130 livros sobre arte, também estiloso e contemporâneo
Hoje o blog Flor Amarela completa um ano, comemoro trazendo um trechinho da fala do gaúcho Jacob Klintowitz, o maior especialista brasileiro em arte e que certamente está entre os maiores do mundo. 
O leilão de arte beneficente promovido pelo Instituto Olga kos de Inclusão Cultural, teve como leiloeiro, Reinaldo Marques. 
O presidente do Instituto, Wolf Kos provocou suspiros e aplausos emocionados entre os presentes ao homenagear a esposa Olga, e creditar à ela as vitórias alcançadas pelo Instituto. 
Entre as inúmeras obras leiloadas, estavam trabalhos de Tunga, Portinari, Aldemir Martins, Volpi, Salvador Dali, Lasar Segall, Wesley Duke Lee e Marc Chagall.
Trecho da apresentação do catálogo do leilão, escrito por Jacob:

"...Contudo é possível afirmar que tudo isto é apenas um veículo para a ação generosa de continuar um projeto de inclusão. Trata-se de um conjunto de movimentos no qual existem empresários, profissionais, artistas, obras de arte, instituições, todos unidos no desejo de proteger e criar oportunidades sociais para aqueles que, apenas há algumas décadas, eram considerados inúteis. E agora nós sabemos o quanto são preciosos como indivíduos, como amam e são dedicados e como nós os amamos. E, em especial, como aumentam nossa consciência humanística ao nos ajudar a perceber o outro. 
É o que me motiva a participar deste leilão que é um além leilão, é um gesto de solidariedade."

Fotos: 1- Jacob fala ao lado da escultura de Alina Cubas.
2 -Wolf kos, em seu pronunciamento.
Clique no título da postagem para assistir a entrevista
do Presidente do Instituto Olga Kos, Wolf Kos.

Nenhum comentário: