15 novembro 2013

O Beija Flor, Joseph, LADEE, Minha Família com Chris Hadfield

 Hors Concours no 26° Salão de Arte de Pinheiros,  tela que pintei em óleo.

 Lembranças que compõe com as vivências 
atuais e são o tutano de nossos ossos. 
Meu pai, minha mãe, meus filhos, Marcelo e 
Camille e meu sobrinho, o Vini, 
que pediu que eu lhe fizesse um quadro com corujas.
 O topo da árvore, com tudo de bom que 
podemos realizar, inclusive comemorar 
o renascimento de Cristo.
Um beija-flor, um sonho de Joseph. 
Um satélite novo da NASA, e o astronauta 
canadense, o Col. Chris Hadfield. 
Porque o Col. Chris?
Porque seu pai coleciona tratores. 
Porque o Col. Chris esteve três vezes, 
nos ajudando a ampliar os limites orgânicos, 
mentais e expandir os vôos espirituais 
dos homens, da ciência e da tecnologia 
fora da gravidade terrestre. 
Na última vez, comandou a 
Estação Orbital Internacional e 
permaneceu lá por seis meses.
Seis meses. 
Porque eu li em algum lugar que ele disse 
que ama seu pai e sua mãe como 
um ponto central em sua vida...
Os astronautas Karen Nyberg, 
Luca Parmitano e o comandante Fyodor, 
descendo da Estação Orbital Internacional. 
Descem sobre um conceito equipamento 
da NASA - para mim, um lenço. 
O que desceu do céu para mim em um 
momento de extremo desamparo durante a
minha estadia na França. 
Em um lugar ermo, sentei-me em um banco 
de jardim que ficava no meio de um gramado 
limpo e bem cuidado. Sem árvores, sem nada por perto, orei e chorei em profundo sofrimento. 
Havia escolhido aquele lugar para minha 
meditação por saber-me imperturbável 
e inalcançável. Após finalizar minha meditação, 
do meu lado esquerdo, sobre o gramado 
ainda úmido pelo sereno da manhã, jazia estendido um lenço impecavelmente seco e limpo.
Apanhei-o e sequei minhas lágrimas naquela 
que foi uma das mais lindas manhãs 
da minha vida. Perscrutei a clareira cercada por muitos fios de arame onde eu estava, 
sem descobrir qualquer vestígio de presença, 
ou pegada  humana. 
Quando vi esta tecnologia que por enquanto 
está só em projetos no site da NASA, 
senti-me comovida. 
Não consigo desvincular da minha manhã 
de dor em Brucheres.

Nenhum comentário: