06 dezembro 2011

Liderança Não é Líder

Nos meios políticos, administrativos e sindicais é comum usarem a palavra liderança no lugar de líder. Como nestes exemplos tirados dos jornais:
"As lideranças dos metalúrgicos de São Paulo se reuniram em São Bernardo do Campo para examinar a situação."
"As lideranças dos partidos da oposição sentaram-se á nossa mesa para decidir o que fazer."
Seria bom lembrar que liderança não é função, posição, caráter do líder. essa história de confundir líder com liderança é uma distração transformada em uso, que, de tão repetida, poderá perpetuar-se. é um caso de derivação por metonimia: torna-se uma palavra (liderança), pelo sentido de outra (líder), com que se relaciona. Como notícia não tem muito a ver com retórica, convém evitar tal recurso em casos como esses, para prevenir imprecisões. Portanto, será melhor continuar dizendo e escrevendo: "Os líderes dos metalúrgicos de São Paulo se reuniram em São Bernardo do Campo".
"Os líderes dos partidos da oposição sentaram-se para decidir..."
Basta lembrar que nunca se diz que as vereanças, as deputações, as senatorias, as presidenciais, se reuniram ou se sentaram onde quer que queiram para decidir o que quer que seja.
Os que se reúnem, sempre para trabalhar pelo bem dos eleitores, são os vereadores, os deputados, os senadores, os presidentes. e os líderes, claro, exercendo sua liderança.
Então, porque lideranças no lugar de líderes? até porque, liderança, ente abstrato, nem pode sentar-se por falta de dobradiça física, almofadada e fendida ao meio, essencial para esse ato simples.

Josué Machado é autor deste artigo publicado na revista
Língua Portuguesa da Editora Segmento e é autor 
do Manual da Falta de Estilo.

No título da publicação e aqui no link, o adorável Paulo José fala sobre vantagens. O texto é de Clarice, e só podia ser, daquela boba fantástica:http://youtu.be/6_vHQfy6lSU

Nenhum comentário: