09 dezembro 2011

Jane Fonda: "Revolução se faz com Cristo"

    No dia 21 de dezembro, a atriz e escritora Jane Fonda (http://janefonda.com/), ícone do cinema mundial, protagonista de Barbarella, entre tantos outros filmes de sucesso, faz aniversário. 
Jane nasceu em 1937, e aos doze anos sofreu o impacto do suicídio da mãe, a atriz viveu em constantes conflitos com o pai, o famoso ator Henry Fonda, mas apesar do sofrimento, ela sempre foi um paradigma de beleza e uma mulher de atitude. Especialmente militante contra a Guerra do Vietnã, período em sofreu imensas represálias.
    Foi casada três vezes: seu primeiro marido foi o diretor de cinema, Roger Vadim, com o qual teve a filha Vanessa Vadim (documentarista), sua segunda união foi com o deputado Tom Hayden, com o qual teve o filho Troy Garity e também adotou Mary Luana Williams.
 O terceiro casamento, que ela declara ter sido o mais feliz, foi com o mega empresário da comunicação, Ted Turner, que hoje é um de seus melhores amigos. 
    Do casamento com Roger Vadim restaram  recordações que ela exorcizou em terapia, e Jane  escreve em Minha Vida até Agora (Editora Record), que: "não me arrependo daquilo que fiz, mas de como o fiz:aceitei a vontade dele e não me fiz ouvir", refere-se às sessões de ménage à trois, que marido a convenceu a participar.
    Hoje Jane é cristã devota, e na coletânea sobre fé e religião com entrevistas a 18 celebridades, publicadas em Conversas Sobre a Fé (Editora Casa da Palavra), escrita pelo italiano Adriano Monda, Jane declara que o primeiro feminista foi Jesus Cristo. Hoje Jane é católica não dogmática, e completa: 
-"Com seu ensinamento, Cristo revolucionou a concepção segundo a qual Eva nasce da costela de Adão. Isso, ao meu ver, justificou séculos de misoginia.
     A posição de Cristo é absolutamente nova: a amizade que manifestou para com as mulheres é absolutamente revolucionária".
    Quando do lançamento de sua autobiografia, concedeu uma entrevista à Isabela Boscov da revista Veja, em que declarou que pretendia que seu livro ajudasse da alguma forma os que o lessem: "Embora o patriarcado favoreça os homens, eles pagam um preço tóxico por ele. Trata-se de um contrato faustiano: eles vendem seus sentimentos para obter os benefícios do sistema. 
Ele mutila os homens tanto quanto às mulheres. Algumas delas, inclusive, acabam se tornando meras ventríloquas do patriarcado. 
Vemos isso na política – e não vou citar nomes, porque nem é preciso. 
Só porque uma criatura usa saia e tem seios não significa que ela seja uma fêmea da espécie."
Atualmente  Jane se dedica também a uma organização que financia e gerencia um programa de prevenção de gravidez para adolescentes.




Filmografia:
2007 Ela é a Poderosa (Georgia Rule, 2005 A Sogra (Monster-in-Law, 1990 Stanley e Íris (Stanley & Iris, 1989 Gringo velho (Old gringo), 1986 A manhã seguinte (The morning after, 1985 Agnes de Deus (Agnes of God), 1981 Amantes & Finanças (Rollover, 1981 Num Lago Dourado (On Golden Pond, 1980 Como eliminar seu chefe (Nine to five),China Syndrome), 1978 California Suite (California Suite),1978 California Suite, 1978 Raízes da ambição (Comes a horseman), 1978 Amargo Regresso (Coming Home), 1977 Julia (Julia), 1976 Adivinhe Quem Vem Para Roubar (Fun With Dick and Jane), 1976 O pássaro azul (The blue bird), 1973 Casa de bonecas (A doll's house), 1972 Tout va bien,1972 F.T.A., 1972 Três ladrões desajustados (Steelyard Blues), 1971 Klute - O Passado Condena (Klute), 1971 O passado condena (Klute), 1969 A noite dos desesperados (They shoot horses, don't they?), 1968 Barbarella (Barbarella), 1967 Descalços no parque (Barefoot in the park), 1966 Incerto amanhã (Hurry sundown), 1966 feira (Any wednesday), 1966 O jogo perigoso do amor (La curée), 1966 Caçada humana (The chase), 1965 Dívida de sangue (Cat ballou), 1965 A ronda do amor (La ronde), 1964 Jaula amorosa (Les félins), 1964 Domingo em Nova York (Sunday in New York), 1963 Cicatrizes d'alma (In the cool of the day), 1962 Contramarcha nupcial (Period of adjustament), 1962 A vida íntima de quatro mulheres (The chapman report), 1962 Pelos bairros do vício (Walk on the wild side), 1960 Até os fortes vacilam (Tall story).
Dados Wykipédia, revista Veja e Carta Capital

E clicando no título, Nanci Sinatra: Essas botas são feitas para andar!

Nenhum comentário: