21 junho 2010

Inge Yost Mafra

Lilases...são para sempre um suspiro. Minha mestre, Inge, que conheci quando ela era coordenadora da Educação Artística da Unijuí, dizia: Pense em mim quando vires lilases! Convidou-me ao seu atelier, que freqüentei por anos, criei filhos ali, entre exercícios de artes plásticas e experimentações culinárias, viagens juntas e ombros solidários de ambas...Inge repetia lilases, como as adoro! Ben Hur, seu marido carioca, advogado feroz, mas paciente modelo para bustos modelados e pintados, filósofo e leitor ativo dos clássicos em voz alta nas sessões em que posava, foi quem me incutiu a Colombo no winchester; ai que saudades ele sentia da Confeitaria Colombo do seu Rio de Janeiro, e o gato amarelo cheio de personalidade se espreguiçava ao sol da saudade de Bem Hur, antes de languidamente se embrenhar na moita de Buguenville do caramanchão. Fui, querida Ana Maria, conhecer o Rio de Janeiro e a Colombo do Ben Hur, e um sol amarelinho e docinho, igual ao das tardes de Ijuí, quadriculou a mesa de tampo creme, enquanto o pequeno Joseph se espreguiçava esperando a Delícia de Nozes...Inge? Lembrei ao ver as suas lilázes ao lado da foto do Delícia de Nozes!
A minha amada Inge, virou anjo -Para sempre Lilases!
fotos: Inge e eu, nosso último encontro. Delícia de Nozes, sorvete exclusivo da Colombo, e para ver Lolly Jane Blue - White Swan - Sil van der Woerd clique no título ou ative o link: http://www.youtube.com/watch?v=HYnpeY6MDi0

Nenhum comentário: