28 agosto 2012

Acorde


 As gurias que são a benção das sextas-feiras: Sueli, Janet, Tereza Cristina, Gli, Darcy, Maria, Ana e Dedé, graçinhas talentosas criativas e amáveis da profe!! Meu projeto, viabilizado pela Subprefeitura de Pinheiros patrocinado pela Escola Santa Cruz. Santa parceria!
 Sábado ao cair da noite na Casa da Fazenda do Morumbi, o carismático, must, top e prestigiado Prof. Michel Chelala recebe a artista e amiga de longa data, Lenora Telles Píres, que convidou a promoter e prima, Cristina, ao Joseph, Camille e eu para um happy hour no espaço onde se escreve certo em linhas éticas. 
Michel é Presidente do IBB e Diretor da ABRASCI, e o competente empresário da Arte que encampou a restauração da casa da fazenda no tempo em que esta andava em estado de se escrever com letra minúscula, mesmo. Trabalhador incansável, Michel transformou o espaço em um centro cultural idílico e convidativo,  preservando as características dos vários ambientes originais, como caramanchões, capela, jardins em terraços, casarão e a triste, mas  documental senzala. 
A Casa da Fazenda, hoje, abriga uma intensa movimentação cultural, com restaurante, exposição permanente e espaço para recepções. 
Parabéns ao Michel, que segundo soube, é um dos destaques da revista Caras desta semana. 
O empresário ofereceu ao Joseph e a Camille exemplares da coleção recém lançada, Jovem Brasileiro, que busca resgatar valores como ética, cidadania e aborda também os temas arte e cultura. 
O trabalho vem no formato trilogia, e tem a  autoria de Osmar Freddi e Gustavo Tomazin, a coordenação pedagógica é do Prof. Celso Marques da Silva, as ilustrações de Fernando Tangi
Michel Chelala é o Coordenador de Pesquisa e Jorge Watanabe é o coordenador Editorial.
E por falar em ética e cidadania, aconteceu na semana passada mais um dos instigantes e valorosos eventos característicos da Associação Comercial de Pinheiros, que foi presidido pelo Dir. Superintendente Enrico Francesco Cirillo
Desta vez o Presidente da Câmara de Vereadores de São Paulo, o mestre reencarnado(só sendo) José Police Neto, proferiu uma palestra brilhante e épica sobre planejamento urbano. 
Sua abordagem e profundo conhecimento entusiasmou e incentivou os presentes quanto ao exercício integral da cidadania e a tomada de responsabilidade individual para o bem comum. 
Conforme presenciei Police Neto frisar também durante mesa redonda que integrou durante a 9° BIA, ocorrida no Ibirapuera, no ano passado, ele cita a experiência de administração participativa ocorrida em Perus:
"O Plano de bairro em Perus, na Zona Noroeste de São Paulo, mostra como é possível criar estímulos que induzam uma comunidade a decidir coletivamente suas demandas e transformá-las numa proposta legislativa e orçamentária.
Sua leitura indica que é possível usar novos conceitos de cidadania para fortalecer as decisões institucionais.  E que reconhecer os indivíduos como grupos de cidadãos, abre espaço institucional para a resolução de conflitos.
Não se trata de eliminar os conflitos que são saudáveis e constroem a vida urbana. Basta organizá-la na arena das idéias e liberá-las de forma construtiva humanista e progressista." - postáfio da trilogia Plano de Bairro -no limite de se bairro uma experiência sem limites, de autoria de Elizabeth Carvalho de Oliveira Salgado e Francisco Guilherme de Almeida Salgado, lançado no início de agosto, e com o qual Police Neto presenteou autoridades presentes ao encontro em Pinheiros. 
Na foto o menino Joseph, que perdi no início do evento e reencontrei entusiasmado conversando com Police Neto, foi chamado a mesa durante a palestra e presenteado com o Plano de bairro...e agora quer montar um blog para comentar.  
O advogado da área de direitos autorais, Dante Lioi, o cenógrafo e diretor de teatro, Luiz Sellani(também homenageado da próxima montagem) e o diretor de Filhos do Sol,  Tony Iron Maiden. Reunidos no anfiteatro da Loja Rosa-Cruz após um ensaio da peça em que todos trabalham. 

Nenhum comentário: