02 outubro 2010

Tetsunosuke Ohata

Recebendo a visita de Helena e Nanci Ohata em meu atelier na última quarta-feira.
Na foto acima, as irmãs Nanci e Helena Ohata em meu atelier, sentadas em  frente a pintura em óleo sobre tela que realizei a partir de um registro fotográfico em tamanho postal e em preto e branco feito um dia antes da família Ohata emigrar para o Brasil, em 1928.
Helena (de azul), não conhecia a pintura que fiz pesquisando texturas e cores.
O pai de Helena e Nanci é o menino de traje marinheiro amarelo que aparece no centro da pintura (hoje com 86 anos, na foto do busto abaixo, com sua esposa). Recentemente Nanci, acompanhando o pai,  conheceu a casa onde foi tirada a foto no Japão.
 Tetsunosuke reencontrou parte da família, reviveu costumes e relembrou detalhes da construção arquitetônica, que inclui o anexo torre de amazenamento para cereais com tratamento anti-fogo e protegido contra enchentes, totalmente preservada: Ali, naquela parede ficava pendurado um barco.
-Sim, ficava, confirmaram os primos.
Tetsunosuke é um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araçoiaba da Serra, onde radicou-se, casou-se com Miharu, formando a famlia composta pelo casal e oito filhos, Patrícia, Helena, Nanci, Toshio, Marcos, Neuza, Sueli e Jaime. Recentemente conheci o senhor Tetsunosuke, que convalescendo de uma cirurgia, entranhado entre revistas sobre economia e política, e exemplares dos seus jornais preferidos, recebeu-me amavelmente, antenado e contemporâneo e olhar sereno de quem entende o mundo.


Para o vídeo de Yan Tiersen, Comptine d'un autre éte, clique no título da postagem.

2 comentários:

Elizete disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Elizete disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.