27 outubro 2010

Uma Certa Marie

Un matin, m'a dit Chantal Choin: "Esta é uma réplica do lacre postal de uma certa Marie, ela foi uma grande rainha da Champagne". 
Marie era filha do rei Luís VII da França e de Leonor de Aquitânia. Aos dezoito anos foi dada em casamento a Henry, o Conde de Meaux, que estava então com 32 anos. 
Henry recebeu educação militar e rígida. 
Envolvido com Luís VII na Segunda Cruzada (1147-1149), foi condecorado pelo Imperador Manuel Comneno. 
O jovem Henry se destacara em várias batalhas acompanhando o Rei, ao regressar da Terra Santa ele recebeu uma parte da herança de seu pai, que lhe deu os senhorios e de Vitry-sur-Aube Bar. 
Depois da morte de Thibaud II, em 1152, recebeu o condado de Champagne, enquanto seu irmão herdou o condado Thibaud de Blois.
Durante seu reinado, Henry conduziu uma política equilibrada, sempre atuando como mediador em conflitos entre seu suserano principal, Luís VII (o imperador Frederico Barba-Roxa), o Rei Henrique II da Inglaterra e o Papa Alexandre III. 
Assim, ele se encaixa perfeitamente em uma época em que foram criadas as regras e instituições para resolver pacificamente os conflitos, ao invés da força. 
Sua generosidade extrema para os estabelecimentos eclesiásticos lhe rendeu o apelido de "liberal", tendo erguido capelas e abadias, oferecendo presentes magníficos, Henrique fundou a 
Escola Liberal Saint-Etienne de Troyes, 
Maclou San Bar-sur-Aube e 
Sézanne Saint-Nicolas. 
Henrique, o Liberal foi um estudioso, sabia latim e lia por prazer. 
Sua coleção de livros da história incluia Valério Máximo, Quintus Curtius, tratados morais, comentários bíblicos, Macróbio, Santo Agostinho. 
Em 1179, partiu para a Terra Santa liderando uma expedição em companhia do Conde Pierre de Courtenay, Conde de Henri Grandpre, e Filipe Bispo de Beauvais. Apoiou o rei de Jerusalém, visando resgatar da Galiléia, sem ter sucesso (agosto) . 
Ele e seus companheiros foram feitos prisioneiros pelos turcos na Ásia Menor, Henrique obteve a sua liberdade pela intervenção de Manuel Comneno. Doente, retornou à França e morreu logo depois em Troyes, em 16 de março de 1181. 
Seu corpo está depositado no coro da igreja colegial de Saint-Etienne, que ele mesmo fundou perto de seu palácio em 1157. 
Jaz sob um magnífico túmulo de esmalte dourado, cobre e prata. 
Marie e Henrique tiveram três filhos: Henrique II de Champagne, dito Rei de Jerusalém (1166 a 1197) 
- Escolástica de Champagne, (1174 -1204), esposa de Guillaume, Conde de Bourgogne-Comté Viena
- Thibaut de Champagne, Conde de Brie (1176 - 1201) casado com Blanche de Navarre.

Dados retirados da Dynastie de Champagne. 

Para ver o vídeo da Mudança, clique no título da postagem.

Nenhum comentário: