04 maio 2010

Marieta

Foto de Thomas Ashby
No pequeno lugar onde eu morava quando pequena havia uma família numerosa que morava em uma coxilha. Todos eram magros, morenos e tinham pernas longas e finas. 
Havia um velho que não saia de casa. Vivia sentado em um banco de madeira na frente da casinha. Ficava com as costas apoiadas contra a parede e as pernas longas cruzadas nos tornozelos em frente ao banco baixo. Agarrava as beiradas do banco com as mãos paralelas ao corpo, estava sempre de cabeça baixa a falar para pessoas que se juntavam em volta dele. 
Meus pais diziam que era muito velho - do tempo da escravidão - não podia ser, mas se fosse, era mesmo uma boa idéia descansar, eu pensava. 
Aquela família buscava leite das nossas vacas, e nas épocas mais secas, água na nascente que ficava em nosso sítio. 
Todos desciam o morro rumo a venda e os afazeres na comunidade, bamboleando bem devagar suas pernas longas e cantando tiroleios. 
O vale vibrava e ficava mais fresco ou florido - conforme a estação - quando descia um daquela família dos belas vozes. 
Eram afinados e tinham vocação para sopranos. Mas a melhor de todos era a Marieta, uma mocinha ainda sem seios enquanto a conheci. 
A vizinhança parava o que estivesse fazendo para ouvir a Marieta passando devagar cantando músicas sertanejas que tocadas no rádio e acompanhadas com música eram som arranjado, mas que na voz de Marieta, à capela, eram uma expressão de grande beleza. 
Ela interpretava acrescentando falsetes e tirando, de maneira que sempre ficava melhor na voz dela. 
Eu era sua fã e minha avó ralhava comigo se eu a observasse fixamente enquanto ela esperava o seu litro ser cheio pelo leite recém tirado. Mas eu queria ver os detalhes daquele Ser. Ela, às vezes tomava conhecimento de mim e dizia coisas que eu não compreendia. 
Um dia me perguntou:-Guriazinha, tens uma matéria para eu enrolar meus coquinhos?


Clique notítulo para ver Tiffany no tiroleio, ou ative os links abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=dVIckwjsRyI
& Tiffany em Allelujah:
http://www.youtube.com/watch?v=EQpNgnJ5KWE

Nenhum comentário: