08 janeiro 2011

Ohata - G P S

 Sobre a Família Ohata:
"Meu avô Koichi Ohata , na época com 46 anos, juntamente com a minha avó Masa Ohata ( 34 anos) e seus 5 filhos, entre eles meu pai,  desembarcaram em Santos no dia 05/06/1928 após uma longa viagem em um navio chamado Kanagawa. Partiram de Masuda  Shimane-Ken com destino ao Brasil, atraídos pelo sonho de uma vida melhor como todo imigrante da época. Venceram dificuldades, superaram preconceitos e construíram uma bonita família no Brasil. Meus avós já morreram e dos 5 filhos, só meu pai e uma tia estão vivos" relata  Nanci Harumi, os filhos de Koichi e Masa: Akiyo, Tsuyuko, Hanayo,Tetsunosuke e Keisuke. Meu pai , Tetsunosuke Ohata, (na foto, do retrato Ohata, é o menino vestido com uma roupa tipo marinheiro) tinha 4 anos. Hoje ele vive em Araçoiaba da Serra – SP , com seus 87 anos junto com a minha mãe Miharu Ohata. Em 2003 ele pode finalmente retornar ao Japão após tantos anos vivendo no Brasil. Na ocasião,  eu e o meu irmão Jaime, tivemos o privilégio de acompanhá-lo nessa bonita e emocionante viagem. Meu pai trabalhou a vida toda na agricultura e conseguiu colocar todos os filhos na universidade e minha mãe, a qual considero o esteio maior, sempre se sacrificou muito em prol da família.Meu pai recentemente enfrentou uma terrível cirurgia em SP e no entanto continua sendo um dínamo gerador de energia e otimismo. Com a saúde realinhada continua querendo realizar muita coisa, comportamento esse que nos influencia muito e nos motiva a enfrentar os desafios com muita coragem. Tenho muito orgulho em ser uma Ohata, em ter nascido nesse núcleo tão bonito.A tela tão bem retratada, a partir de uma fotografia branco em preço 10x15,  pela artista Giane Soares foi uma das últimas fotos tiradas pela família, em frente a casa que até hoje existe e é habitada por um dos descendentes", conclui Nanci.
Os filhos de Tetsunosuke Ohata & Miharu Ohata, são:Helena Ohata – Jaime Ohata - Neusa Shizuko Ohata – Nanci Harumi Ohata – Marco Ohata - Sueli Ohata –  Toshio Ohata –  Patricia Miyuki Ohata
O texto acima é fragmento de uma entrevista concedida por Nanci Ohata para a jornalista Luci  Yizima, autora do projeto grafíco do convite - Luci Yizima

Nenhum comentário: