14 abril 2013

Metanóia, Yogaterapia e a Despacientização: Prof° Hermógenes


Entrevista concedida pelo professor Hermógenes ao Pedro Kupter da Revista Yoga, na época do lançamento de seu livro Saúde Plena: Yogaterapia. Transcrevo aqui alguns trechos da entrevista publicada na revista n° 08 - Ano l pela editora Escala.

*Por que a Yogaterapia é ideal?
Prof° Hermógenes: A experiência deste método está no seguinte: não é propriamente um tratamento, e sim um treinamento, e isso faz uma grande diferença. Num tratamento supõe-se uma dualidade - de uma lado o terapeuta (ou médico) e do outro o paciente. A palavra paciente indica que alguém está recebendo passivamente, sem nada fazer, nem dar. Na Yogaterapia, não existe a figura do paciente, pois cada um deve desenvolver um treinamento sobre si mesmo, sendo simultaneamente terapeuta e atuante. ambos são um só, e assim, despacientiza-se a medicina.

*Quais seriam as consequências?
Prof° Hermógenes: Há imensas e boas consequências. Primeiramente gera uma coisa preciosa: a autoconfiança, acabando com a dependência de medicamentos, massagens, agulhas, práticas aplicadas por outrem em você...
A Yogaterapia é o treinamento do homem-todo, um treinamento multifrontal. Mas há uma série de coisas a fazer para dar ao corpo as melhores condições de performance e duração de bem-estar. Trata-se de um trabalho sobre o físico, o energético, sobre as emoções (sentimentos, sensualidade), sobre os pensamentos e um trabalho em busca da união com o Logos, com Deus. Isso tudo realiza-se simultaneamente, sinergicamente: a ação unificada de todos esses níveis do ser.

*Num de seus livros, o senhor diz que Satã é sinônimo de sectarismo. O ecumenismo daria o tom desta Nova Era?
Prof° Hermógenes: A palavra ecumenismo já tem sofrido certas distorções e prefiro dizer "universalismo". No Brasil quando se fala de uma festa ecumênica, imagino um padre, um pastor e um rabino dizendo: "como é bom o ecumenismo, já que não entrou nenhum espírita aqui". Não gosto desse ecumenismo, pois nele ainda existe uma participação daquela chamada tolerância religiosa. O sujeito, julgando-se superior, tem a "caridade" de "tolerar" os "erros religiosos" dos demais.
Também a tolerância religiosa é um tipo de egosclerose. eu devo amar a religião do outro e se o outro estiver amando uma Forma e um Nome de Deus que não correspondem aos meus, tenho a obrigação e o desejo de amar a Deus na Forma e com o Nome que ele concebeu. 
A isso chamo inclusivismo universalista.

*Segundo o senhor, há dependentes de drogas, afeto, sucesso e sexo, e estes seriam os escravos modernos. Como abolir esta escravidão?
Prof° Hermógenes: Através da humildação. atrás de tudo isso está o ego querendo poder, prazer e procurando o status. O resultado é essa desgraçeira toda, nos outros e nele próprio. A dependência é o império do ego.

*O senhor observa que no prazer há um risco de perdição e que a dor seria um caminho de evolução. Não haveria um risco de culto ao sofrimento, como já houve em certa fase cristã?
Prof° Hermógenes: Claro que sim. Há o risco do masoquismo, e é por isso que nos meus livros faço tantos alertas. É preciso lutar com todas as forças que você tem, mas quando todas as forças falharem e a dor envolver você, aceite a dor. Entregue seu sofrimento a Deus. e não espere alívio Dele. espere o que ele mandar. O esforço do Yoga da sabedoria é vencer a ignorância, para que você se deslumbre e se liberte ao descobrir aquilo que você é, que é Deus. Nós somos Deuses, Somos a Divindade.

*Para o senhor, Deus é essencialmente bom e o aspecto negativo da ação cósmica ficaria por conta da Lei do Karma. Não haveria mal em Deus? Satã não pertence ao corpo da Divindade?
Prof° Hermógenes: Pertence, Satã também é Deus, mas é o aspecto contrário criado por nós.
Satã é resultado da nossa ignorância. é o corrupto, o pistoleiro, o que massacra crianças, é aquele que força uma jovem desamparada...Mas esse também é Deus. o pior dos facínoras só aparentemente é facínora, porque, na essência, ele é Deus. É duro entender isso, mas como nos traz alívio e a possibilidade de amar e solucionar as coisas.

*Como sair dos atuais impasses?
Prof° Hermógenes: Para que não haja o caminho de volta, é preciso atingir um ponto de sofrimento maior, o ponto de mutação, e a humanidade está passando por isso agora. tudo está se esboroando. Não só no Brasil. Estamos na hora da agonia. Já vivemos a hecatombe...não é necessário uma onda de 60 metros. Mas a própria juventude já sente dentro de si uma convocação para algo diferente. As drogas levaram à servidão, o sexo selvagem resultou em AIDS...Está na hora da humanidade despertar para o caminho de volta.
Estamos assistindo a um fenômeno que os gregos denominaram metanóia, ou seja, a mudança da mente.
Isso já está ocorrendo.
Estamos saindo das trevas e há muita manifestação de amor nesta hora. Espero que essa entrevista toque o coração de muita gente, e que eles posam fazer sua metanóia, voltando-se para Deus, pois Ele ainda está de braços abertos.
"A yogaterapia restabelece o equilíbrio psicofísico e energético, através de exercícios em que as técnicas do yoga são aplicadas de modo especificamente terapêuticos caso a caso, de acordo com uma prévia avaliação. O terapeuta avaliará, dependendo da desordem apresentada, a condição física, psicológica e energética da pessoa, elaborando assim um programa que leva a recuperação da saúde e trazendo uma melhor condição de vida à pessoa, Além de asanas (posturas) pranayanas, relaxamento e meditação adequados a cada indivíduo e sua problemática, a Yogaterapia orienta também quanto à alimentação." Bernardo Horta

Fotos: Manu, minha sobrinha, filha de Luciana, nesta páscoa. Abaixo: meu neto, Davi e meu caçula, Joseph.

Nenhum comentário: