17 novembro 2012

Colonização de Marte

Está previsto para 2017, pela NASA, a primeira viagem tripulada rumo a Marte. 
A NASA enviou o projeto  estimado em de 3 bilhões de dólares anuais ao congresso americano, que ainda não emitiu seu parecer. 
Enquanto isso a agência espacial já iniciou estudos visando a instalação de um "ponto de parada", posto avançado permanente na área designada como ponto de libração Terra-Lua-2 (EML -2). Os pontos de librações são locais que permitem o estacionamento das naves, é onde o objeto pode ser equilibrado entre a atração gravitacional de duas grandes massas, neste caso, Terra e Lua.
Estamos afastados de Marte por 446 mil quilômetros e o maior obstáculo a superar é o abastecimento de oxigênio para tal empreitada. 
Penso que empregarão, certamente, o método que já foi utilizado pelo rei egípcio enteado de Hatchepsut, o estrategista Tutmosis III(1400 a. C.), que prevendo uma exaustiva campanha militar através do deserto, enviou previamente suprimentos que ficaram dispostos em estações ao longo do percurso, a única alternativa por enquanto: arcas de ar.
A empresa Mars One abriu inscrições para qualquer interessado em viver em Marte depois de 2022, quando estimam que a estação marciana estará devidamente equipada para receber os primeiros pioneiros. 
A viagem de ida leva um ano e não oferece opção retorno. O holandês, Gerard't Hoofd, prêmio Nobel de Física em 1999, é um de seus embaixadores declarou à AFP: "Sempre houve aventureiros para lançar viagens ao desconhecido. Pensemos nos vikings que foram para a América, em Cristóvão Colombo".
A Sonda MRO da NASA confirmou a existência de água líquida em Marte, além das sabidas geleiras apenas a vinte metros de profundidade abaixo da superfície. A declaração veio de encontro ao que todos já intuíamos ou trazíamos como informação "natural" subcosciente. 
Agora, Erick Hauri, geoquímico do Carnegie Instituto e um dos autores de estudo já publicado, confirma que a água encontrada na Lua não é como originalmente se pensava, apenas residual trazida pelo contato com algum asteroide, mas sim, provém do seu interior e  existe em grande quantidade.
Retirei os dados sobre o cadastramento para os pioneiros desta época em Marte, do Jornal O Sul, de Porto alegre, edição de 11 de 11, último domingo, outros e fotos do Globo Ponto.
Fotos: Evidência de água líquida e água congelada salgada em Marte/NASA

Nenhum comentário: