20 junho 2017

Temer Viaja no Tempo

Temer foi a Moscou, saberemos daqui alguns anos o que foi propor ao governo russo e se Vladmirovich Putin adotará com ele a postura do "me engana que eu gosto", pois a julgar pelo primeiro pronunciamento público de Temer na Rússia, tudo corre bem no seu micro governo de intenções de reformas macro.
Com o impeachment de Dilma nunca se pensou que seu sucessor fosse aparecer com reformas drásticas que pretenderia fazer passar em dois tempos, eu nunca acreditei que um vice aturado a contra gosto pelo PT, aceito por acordos políticos visando meramente a eleição de forma inconsequente através da união de forças e negociação de cargos e vantagens, ao assumir o lugar da presidente pudesse desenrolar num passe de mágica a herança maldita que ele mesmo ajudou a criar. Mas crente no bom senso do homem Temer, eu sua aparente vontade de passar para a história fazendo um bonito papel, pegaria as rédeas do país nas mãos e evitaria a capotagem da carroça.
Ôoooha! Mas que heroico!
E eis que educa-me na amplitude do leque de possibilidades.Negativas e desastrosas.
Não só pega o país em desgovernablidade como aumenta-a acrescendo à carga em desabalada corrida, os cristais do palácio, os corações dos aposentados e os sonhos dos contribuintes de aposentar-se segundo a lei que foi conquistada após muita luta.
Vai mudar tudo, pois diz que o país precisa, que é impostergável. Tira o foco da cobrança dos titânicos devedores do INSS para cobrar dos trabalhadores que aposentem-se mais tarde, que doem mais alguns litros de sangue ao país, pois as grandes empresas devedoras, aparentemente, assim determinam. Tal mirabolante projeto não pode ter sido engendrado por ele, que humanamente, ainda mais identidade política, não poderia desejar entrar para a história como o traidor dos trabalhadores, é ele o boneco de fazê-lo passar, apenas. E parece estar muito comprometido nisso para tão pouco tempo de estadia na presidência.
Suspeitas é o que não faltam, já que provas de atos ilícitos entre quatro paredes ou em restaurantes surgem todos os dias. Surgem agravos e desagravos recheados de terminologias jurídicas para tontear o atônito brasileiro, e driblar "nas  formas da lei" a justiça.
E nós nos educamos e ampliamos o leque de matizes de nossas palidezas diante de tanto descalabro.
Estive sem internet por quinze dias que me serviram para refletir imenso sobre a instabilidade financeira resultante da roubalheira política em no Brasil e concluí que muitos anos se passarão antes que concluamos nossa auto educação para o exercício da cidadania plena que não admite nem mesmo palavras de desrespeito por parte dos seus lideres - já que há sempre um mais preparado aguardando para representar a vontade popular.
Por enquanto é isso, Temer tocou fogo no país e foi pedir água na Rússia. Seu gabinete divulgou que se quisessem saber dele nestes dias, estaria na União Soviética, que nem existe mais. 
Todos podem errar, mas se o vice é apenas enfermeiro, o socorro ao gigante escangalhado no atropelamento perpretado por Dilma e Lula no volante da sua carreta vermelha, deveria restringir-se aos primeiros socorros triviais de manutenção de vida. Uma neurocirurgia só deveria ser realizada segundo avaliação criteriosa do médico que assumirá os cuidados do acidentado pelos próximos quatro anos. E é justamente isso que Temer alega: que a questão é emergencial, enquanto isso um dos maiores devedores que ele se nega a cobrar dava-lhe na campanha, malas com meio milhão de cruzados, cruzeiros, reais, ou dólares de seis em seis horas.
Que tratamento maluco é esse, seu Chapeleiro, substituto da Rainha?

  

Nenhum comentário: