26 abril 2012

Fabrício Cobra Arbex Informa

Amanhã, dia 26/04, o Conselho de Política Urbana se reunirá para tratar junto às Distritais da elaboração de um estudo dos Planos Regionais Estratégicos de cada Subprefeitura. As reuniões visam desenvolver um minucioso apanhado dos aspectos da região que compreende a Subprefeitura de Pinheiros, ou seja: Pinheiros, Itaim, Vila Olímpia, Jardins, Cerqueira Cesar, Alto de Pinheiros, Brooklin e Brooklin Novo, o documento será apresentada pelo Conselho de Política Urbana como sugestão para integrar os Planos Regionais que deverão ser estipulados pela Prefeitura e Câmara Municipal em 2013.
O contexto do Plano Diretor e dos Planos Regionais é o tema da apresentação da arquiteta Sully para o primeiro encontro. Em cada reunião o grupo se debruçará sobre uma parte Plano Regional. 
Ao projeto serão anexados os registros fotográficos realizados na região, pelos integrantes do CTPU.
Datas dos encontros:
26/04Contexto do Plano Diretor e Planos Regionais
24/05Desenvolvimento Urbano
28/06Sistema Hídrico Ambiental
26/07Sistema Viário Estrutural de Transportes
23/08Uso do Solo
27/09Uso do Solo
25/10Saída Fotográfica
29/11Saída Fotográfica
A pauta da primeira reunião inclui os seguintes temas:
- Plano Regional Estratégico
- Projeto de Revitalização Sustentável da Teodoro Sampaio e da rua dos Pinheiros - andamento
- Projeto Mercado de Pinheiros – Maria Brisamar
- Projeto da Cartilha de Serviços da Subprefeitura = utilidades públicas
- Roteiro turístico, ambiental e cultural de Pinheiros, por Vera Velozo
- Guia do comércio – levantar a vocação das ruas comerciais
Local da reunião: Associação Comercial de Pinheiros, Rua Simão Álvares, 517 Fone: 3031-1890, falar com a Malu.


Foto: Praça de Pinheiros


Repito: Steve Jobs e Bill Gates -http://youtu.be/W0onwYWQJH0

25 abril 2012

A Dinâmica e Iluminada Dra. Leonor Gavazzi Convida

Queridos, divulgo meus workshops:
Retomando minhas Palestras/Vivências que ficaram sobrestadas em função do meu trabalho com a monografia, sou agradecida ao Universo pela parceria firmada com um local lindo, o ESPAÇO REIKI DO BRASIL, da querida e competente, Yolanda Obara.www.reikidobrasil.net 
Agenda:
 * Dia 5 de maio, Sábado das 14h00 às 17h00 -Reunião de Estudos do Livro de Urântia, evento totalmente gratuito, devendo apenas cada participante levar um prato de doces ou salgados. É uma ocasião de transmissão de um conhecimento valioso, é Metafísica sobre o Universo, a formação deste Mundo, a vida de Jesus e uma ampla gama de informações conhecida até agora apenas por iniciados: www.urantia.org.br há livro em PDF. Estudos Mensais: as novas datas serão divulgadas.
 * Dia 12 de maio das 14h00 às 18h00, Workshop Intensivo: "Qualidade de Vida Potencializada: Terra, Fogo, Água e Ar", com Coffee Break, Sorteio de Brindes, um Shohinka (mini Ikebana) para cada participante, experiências práticas valiosas. Uma deliciosa tarde de sábado dentre amigos, com relação custo-benefício bem equilibrada de R$ 100,00.
Caso você tenha oportunidade e queira prestigiar, será super, hiper,
mega alegria, ainda mais por ser minha re-estréia na transmissão do conhecimento. 
Fica registrada a minha gratidão em vivificar aquele Espaço Reiki do Brasil, que me acolhe amorosamente. O Espaço do Reiki fica próximo ao Largo do Cambuci, na rua Inácio Arruda, 39. 
Os telefones de lá são: 11 3399-4401 e 2769-4401
Meu endereço de e-mail: leonorgavazzi@gmail.com 

Imagens: Arcanjo Indriel, da net, e Leonor do Facebook.

E por ser linda a tarde, a vida; há Vida, lindo é o vídeo, o mais lindo que conheço, a poesia e de Rumi, a música é de Marcus Viana, as imagens de Baraka e a voz é de Letícia Sabatella, dedico como em um programa de rádio que gostaria que captasses com o coração, e te embriagasses também, dedico ao Meu Amor; o que conhece e ama profundamente o espírito dos homens e das coisas:
http://youtu.be/sxvQCPRchIU

Cel. Sergio Alves - Subprefeito de Pinheiros na Veja

 A jornalista Claudia Jordão é autora da matéria "A Tropa da Subprefeitura" que incrementa esta edição da Veja São Paulo. Comprei a minha ontem no Mambo, foi uma surpresa agradável ver valorizada e estampada na capa a fotografia do ilustre Cel. Sergio Alves, subprefeito de Pinheiros, que honra a região que assumiu com uma gestão da máxima seriedade e competência, dando  ênfase ao cuidado e valorização do meio ambiente. 
Tu lês a reportagem e fica evidente o que a união da experiência ao preparo oportunizam. Mas foi o Prefeito Kassab o descobridor da fórmula inquestionavelmente arrazoada da delegação e compartilhamento responsável do poder. Kassab, além de parabenizado bem que poderia ser imitado. 
A veja desta edição é um documento histórico.
A ressaltar a vibrante trajetória da única mulher da tropa: Cel. Vitória Brasília de Souza Lima, subprefeita de Parelheiros. 


Na capa: Sergio Alves, José Giannoni, e Nevoral Bucheroni, os subprefeitos de Pinheiros, Santana e Sé. 


Clique aqui e veja como se faz (presente lindo do Arnaldo/Mahavidya): http://youtu.be/JTwI9p6Jst0

19 abril 2012

Arquivo do Trabalho

De noite chá quente 
De dia banho de chuva.


Visite o Rosas e Sol para ver algo do trabalho que venho desenvolvendo, com resfriado ou sem. Tu ou eu.
Rosas e Sol:http://rosasesol.blogspot.com.br


Na foto um sonho. Pintei em óleo, Com Camille aos três meses no vale do Paranhana vendo o Mirante da Pedra Grande.
Clicando no título, uma receita Rosa de Saron


Convite de visita ao blog e Máquina do Tempo

Boa tarde, e vou pintar um portal, é meu portão. 
Cinco anos de casa e ficando para amanhã.
Hoje afirmo, para amanhã a foto, hoje finito. Uma entrada que pega pela mão a cor e conduz as mudanças ao interior. 
Chego aqui para tomar um chá contigo, está pronto?, e convidar para que faças uma visita ao jardim: 
Giane Cor de Rosa - http://gianecorderosa.blogspot.com.br
Como motivo para prosa (mais), pensei em colocar aqui um link que leva aos discursos do Padre Paulo Ricardo, que tenho deletado sem ver há tantas indicações, imaginando que me mandavam aquelas músicas dos
"Padres Gatos", como tão bem representam
Hermes e Renato da MTV...e não é que o Padre é Padre mesmo, coisa de se admirar, ainda mais, no ar! Mas mando um link que fala de um futuro sem Deus, que ele prevê em seu programa, o futuro em um mundo  que não respeita a vida, bem... tu saberás definir: 

Tomara que funcione para ti, é só clicar no título da postagem para A Máquina do Tempo 
Foto: Detalhe de uma grande tela que pintei em óleo, é uma Santa Anna com Maria, escultura que fotografei na Igreja de Saint Jean, em Troyes - França.

15 abril 2012

A Mãe

    Caminha quando não tem o que fazer. Quando mulher não encontra algo que fazer numa casa? Pergunta. É minha mãe, hoje quero dizer mãe, mil vezes, ouvir-me dizer: mãe.
     Caminha com Luciana, a filha do meio, lá na rua que margeia o rio na vila do Rio Grande Sul, ao lado estão os morros, em frente mais morros, atrás, São Francisco de Paula. 
     Numa destas raras tardes de nada fazer, por isso caminhar, atravessando a ponte vinda do trilho doutro lado do rio deixou a filha para trás na caminhada mais para ver flores, mais para prosear do que aquilo que todos chamam de fazer jogging, e correu rumo a estradinha, agarrou algo no chão, levantou no ar e bateu forte contra o solo arenoso da estrada de chão batido, mais batido ainda, e mais uma vez. 
     Luciana me contava ao telefone, com voz de ar fresco da tarde, Luciana me contou com respiração fluida de aragem de gengibre da beira do rio, me contou com voz de quem pedisse um veredito, com assombro e certo orgulho: 
-Sabes a última da mãe? Estávamos dando a volta naquela estrada lateral do cemitério velho, sabes, a que é atalho para Canela, e ela correu na minha frente, eu nunca tinha visto a mãe correr, tu já vistes? Pois pegou algo do chão da beira do quintal da vendinha da mãe da Ana Paula, sabe qual?, ergueu aquilo acima da cabeça e jogou no chão, quando me aproximei quase desmaiei, era uma cobra. Ela matou a cobra com a mão, tu acreditas? Eu conto e ninguém acredita. 
     Perguntei a ela, para a mãe pelo telefone, ela não achou adequado que Luciana tenha me contado, de certo espalhado, ia repreender aquela menina, que haverão de dizer? intuí que pensou, mas respondeu: 
- Ora, da ponta da pinguela eu vi aquele bicho horrível serpenteando rumo ao quintal da casinha que tem crianças...qualquer um faria, tem que fazer! Disse ela com medo de levar um pito. Mas mãe, e o perigo, que cobra era? Perguntei imaginando a cena.
-Um monstro de presas curvas, depois que a Luciana chegou investigamos. Cabeça chata, corpo curto e largo e um chocalho que nem te conto.
-Mas com a mão, mãe? 
- Quando vi aquele bicho horrível indo na direção do cercado, olhei em volta e não vi nada que pudesse usar, corri e alcancei-a pelo rabo, por um triz que não entra na casa, qualquer um faria, a gente nem pensa numa hora dessas.
     Mais tarde nos encontramos e confrontamos, Luciana disse ainda se arrepiar, e disse que não, ela não faria, se tivesse visto a cobra nem tinha atravessado a ponte. Parece que agora até tenho medo da mãe. Rimos. A mãe diz que não pensou na hora e que depois pensou muito, sim, e lavou a mão muitas vezes com alcool. Ah...passou.
     A mãe, agora consciente, não sei se do perigo ou das ameaças do IBAMA, diz que é assunto encerrado, nem é de se comentar... 
     Abracei São Paulo como minha terra, e quando lembro que foi o Rio Grande que me criou, concluo que quem cria é a mãe, é quem cria que imprime marcas indeléveis, seja onde for. A minha mãe é sóbria e reservada, não usa batom e tem muito bom gosto, exceto para escolher o esmalte para as unhas que pinta de vez em quando, e se questionada sobre os critérios para escolha de tais cintilâncias, não abre espaço para conversações, é seu território inescrutável e insondável. Quando estamos entre estranhos põe  expressão de mãe que tricota meias, o que afinal, também é verdade. A mãe é intuitiva, extremamente questionadora e perspicaz na intimidade, a multi-facetada Hilda, ao comentar o desenvolvimento de algum filho, pergunta dramática com os olhos voltados ao Céu: 
-O que fiz para merecer este teu comportamento tão moderno?


Na imagem: detalhe do retrato de Maicon, retratei minha avó, Conceição, abençoando minha mãe, e minha mãe a mim, eu ao Maicon e assim caminha a humanidade desta família.


Clique no título para ouvir Fascinação. 
A música favorita da mãe:http://youtu.be/5g2sY1pUZdc

O Pai

Três vezes iniciei este texto e depois achei melhor deixar para lá...a calcinha do meu pai? Mas é. A calcinha do meu pai.
Sempre fez questão de que meu irmão menor e eu fizéssemos as lições de casa na mesa da cozinha, momentos agradáveis e inesquecíveis. 

Se pensava em nos vigiar nas tarefas, conseguiu instituir uma rotina que também me fez entender muito da relação que ele, o pai, e minha mãe sempre tiveram.
Eu ficava rabiscando e sentindo o movimento da casa, que sempre foi uma casa alegre, pacífica e sem zumbidos de aflição.
Muito dada a monólogos minha casa de infância.
Meu pai trabalhava num serviço pesado e sujo. Ao meio dia volta e meia chegava da labuta ansioso e tomava banho, trocava a roupa e voltava para se sujar na tarde. Mas ao meio dia, de barriga cheia e cadernos já espalhados sobre a mesa, não apenas uma ou duas vezes, ouvi ele discursar sobre a desordem reinante naquela casa onde a pessoa (ele) nunca conseguia saber se a roupa estava para lavar, secando ou para passar, mas era certo que nunca estava guardada no lugar.
-Afinal, Wil, onde está? 

Ele chamava - agora menos - minha mãe Hilda, de Wil, e exclamava e indagava sem eco sobre sua calcinha preferida que não estava a mão. 
Minha mãe, senhora do sítio, com três mil tarefas na agenda diária, nunca parou de fazer o que quer que estivesse a ordenar para procurar pelos trecos que ele haveria de encontrar sozinho, e pelas costas dele ela balbuciava: Já me basta ser escrava das vacas.
Sem levantar o olhar dos meus desenhos ouvia a cantilena da calcinha, não dava importância quando era pequena, achava que era normal que homem e mulher usassem a mesma peça de vestuário íntimo, mas o assunto tornou-se extremamente divertido quando descobri que a tal peça para homens se chamava cueca. Minha mãe, um dia disse:
-Teu pai, acho que é daltônico.
Foi quando eu estava na quarta série e estudávamos este distúrbio ocular, cerebral na leitura das cores e comentei com ela sobre o interessante tópico. Já percebera sobre meu pai, mas para todos efeitos eu não sabia nada. Vivia estudando!
Dei de cara com ela num meio sorriso dos mais marotos quando levantei o olhar e perguntei por que ela achava. Respondeu:
-Pois não vê o assunto da calcinha dele?!

Deixamos de lado o tema da troca das cores que ele fazia e passamos a troca dos nomes.
-Sim, mãe,  porque ele chama assim?
-Não sei, percebo que toda roupa que tem tecido leve ele usa o diminutivo pra designar, então no verão é calcinha e camisinha... Rimos
-Porque não explica que é horrível chamar assim?
–Nãão! Deixa ele em paz, iria ficar constrangido. Não faço isso com ele, jamais!
Mas meu irmão menor e eu fizemos, e assim usávamos em piadas e causos os termos de nosso pai, ele volta e meia nos surpreendia na chacota de seu linguajar.
Um dia tentou ficar bravo mas acabou desmontado num sorriso, finalmente deixou de chamar a calças de percal de calcinhas, mas continua dando o maior trabalho encontrar algo, quando ele insiste em descrever pelas cores, da forma que só ele as enxerga.


Texto sobre meu pai, já publiquei em janeiro de 2010, hoje o revi e achei graça nele, é mesmo assim, sempre soube porque escolhi estes dois como pai e mãe. Meu pai...a pessoa forte mais doce e braba que conheço, tanto faz se de calcinha verde ou marrom.
Foto de um destes verões, ele, Basílio.

Clique aqui, ou no título para ver o que garante a firmeza dos meus passos:  http://youtu.be/KuOr_1mkJBo

14 abril 2012

Vincent Van Gogh

"...Acabo de ler O ano Terrível de Vitor Hugo. Nele há esperança, mas...esta esperança está nas estrelas. Acho isso verdadeiro e bem dito e belo, aliás, acredito nisto de bom grado.
Mas não esqueçamos que a terra também é um planeta, por conseguinte, uma estrela ou um globo celeste. e se todas essas outras estrelas fossem iguais!!!!! Não seria muito divertido, enfim tudo estaria por recomeçar. Ora, para a arte, precisamos de tempo, não seria nada mal viver mais de uma vida. E não deixa de ter seus encantos acreditar nos gregos, nos velhos mestres holandeses e japoneses continuando sua gloriosa escola em outros globos.
Você verá por este esboço o tema dos novos estudos; há um vertical e um horizontal com o mesmo tema, em telas de 30. Bem que existe um tema para um quadro aí, como em outros estudos que tenho. E na verdade não sei mesmo se algum dia farei quadros calmos e tranquilamente trabalhados, pois me parece que meu trabalho continuará sempre desordenado...
Acredito contudo que o vento contínuo daqui deva ter alguma responsabilidade no fato de que os estudos pintados tenham esta aparência selvagem. Pois em Cézanne também se vê isto.
O que permite aos japoneses enfiarem suas obras de arte em gavetas e armários deve ser o fato de que os kakemonos podem ser enrolados, o que não podemos fazer com nossos estudos pintados, pois eles acabariam por rachar. Nada facilitaria mais a conservação de telas entre nós, do que fazê-las serem aceitas normalmente como adornos em residências burguesas. como antigamente na Holanda.
Assim, aqui no Midi seria muito bom ver quadros pendurados nas paredes brancas. Mas venha ver em todos os cantos enormes medalhões Julien coloridos, uns horrores. E ali, não mudaremos nada deste estado de coisas.
Contudo - os cafés, talvez com o tempo sejam decorados.
Enfim, uma tela que eu cubra vale mais que uma tela em branco. Isso - minhas pretensões não vão mais longe, não tenha dúvidas -, meu direito a pintar, minha razão de pintar, ora, isso eu ainda tenho!
Isto só me custou minha carcaça arruinada, minha cabeça bem maluca no que diz respeito a viver como eu poderia e deveria, viver como um filantropo.
E a você, só lhe custou uns, digamos, quinze mil francos, que você me adiantou.
Ora...não há o que zombarem de nós...
Todo plano carrega dificuldades dissimuladas.
Como com Gauguin, isto seria tão simples, mas será que após a mudança ele ainda está contente?
E já que não se pode fazer planos, não me preocupo que a situação esteja precária.
Sabê-la e senti-la assim é que nos faz abrir os olhos e trabalhar.
Que agindo assim nos enganemos, eu me atrevo a duvidar, algo nos restará. E confesso nada prever quando vemos gente como Gauguin diante de um muro. esperemos que haja saída para ele e para nós.
Se eu pensasse, se refletisse nas possíbilidades desastrosas, não conseguiria fazer nada; eu me jogo de cabeça no trabalho, volto com meus estudos; se a tempestade na cabeça estiver roncando forte, bebo um copo a mais para me atordoar.
Isto é ser maluco frente ao que deveríamos ser.
Mas antes eu me sentia menos pintor; a pintura está se tornando para mim uma distração, como a caça aos coelhos é para os malucos que a praticam para se distrair.
A atenção fica mais intensa, a mão mais firme.
É por isso então, que eu quase me atrevo a lhe garantir que minha pintura ficará melhor. Pois isso é tudo o que tenho.
Você leu no Goncourt, que Jules Dupré também lhes parecia um maluco?
Jules Dupré tinha encontrado um apreciador que lhe pagava. Se eu pudesse encontrar isso e não viver tanto às suas custas!
Depois da crise que eu tive vindo para cá, não posso mais fazer planos nem nada, estou decididamente melhor agora, mas a esperança, o desejo de chegar lá se dissiparam e eu trabalho por necessidade, para não sofrer tanto moralmente, para me distrair."


Extraído  de Vincent Van Gogh - Cartas a Théo, publicado por L &PM

Imagem: Vista de Brucheres - França, fotografei em 2009
Clique no título para ver Maia Pliétskaya dançando a Morte do Cisne.  
Tinha 61 anos quando este vídeo foi gravado.
Recebi de Madalena Piga/Grupo Mahavidya

12 abril 2012

Voluntariado e Transformação Social

Para mais detalhes, acesse: www.voluntariado.org.br

Imagem: óleo sobre tela que pintei há alguns anos:
"Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas. Em verdade vos declaro: quem não receber o Reino de Deus como uma criancinha, nele não entrará." (Lucas 18,15-17)


Clicando no título da publicação: Identificada a responsável pelos excessos que ainda são potencializados para agradar o instinto. 

Dançar Ver Dançar Abril Brilhar - Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura

Clique sobre a imagem para aumentá-la. 

Feliz Aniversário Feliz é inspirado no conto da escritora Clarice Lispector “Feliz aniversário”, publicado pela primeira vez em 1960 em Laços de família. A narrativa tem como tema o drama da velhice, em que a hipocrisia das relações familiares é posta em destaque. 
A literatura opera por meio de qualidades sensíveis constituídas pelas palavras articuladas. A dança, por sua vez, possui o movimento corporal como elemento expressivo. Feliz Aniversário Feliz entrelaça os procedimentos plásticos narrativos presentes no conto de Clarice Lispector através dos movimentos que não pretendem (RE)CONTAR a história mas, sim, transcodificá-la por meio de processos coreográficos.
A Elos Cia de Dança foi criada por profissionais que acumulam a experiência conjunta em companhias, projetos artísticos, festivais nacionais e internacionais, fóruns e núcleos de incentivo à arte. Tem como meta a reflexão sobre os elementos constitutivos da dança no sentido de suscitar o diálogo entre esta e a arte literária. 
Ficha Técnica
Concepção, Direção, Criação e Interpretação: Maibi Rodrigues, Priscila Camilo, Zilda Arali, Edinaldo Nascimento
Professor de Dança Clássica e Contemporânea: Edinaldo Nascimento
Consultor Literário: Leandro Passos
Confecção de figurinos: Iracema Rodrigues
Fotos: Edinaldo Nascimento 
Espetáculo produzido com recursos do Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo - ”Programa Bienal de Apoio a Novas Produções de Dança”.

O que se Dissolve trata das fases e barreiras do envelhecimento feminino, a partir da perspectiva da própria mulher e seu comportamento no contexto social. Usa como alicerce obras literárias e audiovisuais – como “Significado oculto de um corpo velho” de Maria Isabel Barreno, “A obscena senhora D” de Hilda Hilst, “O tempo vivo da memória” de Ecléa Bosi, e o curta-metragem “Dona Cristina perdeu a memória” de Ana Luiza Azevedo assim como laboratórios de observação em casas de repouso.
A obra propõe a pergunta: como olhamos e como se vê a mulher que envelhece? O espetáculo se passa no quarto de Alda, que solitária e velha volta através da memória de seu corpo a um estado de juventude, provocando novas sensações, encontrando um novo sentido para seu corpo desgastado. 
Ficha Técnica
Concepção e Interpretação: Carolina Campos 
Direção: Bruno Cavalcante e Viviane Hernandes
Concepção de Vídeo: Felipe Moreno e Fernando Macaco
Fotos: Fabrício Brisola
Espetáculo produzido com o apoio da Lei Municipal Nelson Seixas de Fomento a Produção Cultural.

Patética Simplicidade é um espetáculo inspirado na vida e obra de Adoniran Barbosa, pseudônimo de João Rubinato, profissional polivalente e perseverante, da música popular brasileira. A obra reúne o teatro, a dança e a música, numa busca de integração das artes e que traz à tona sentimentos vividos e expressados no cotidiano das pessoas. Adoniran elaborava suas letras a partir das trágicas cenas do cotidiano, histórias de vida, matérias de jornais e da linguagem cheia de sotaques, gírias, inflexões e erros de habitantes de cortiços, malocas e bairros característicos da cidade, como Bexiga e Brás.
O Núcleo Experimental BRP é uma jovem companhia de dança contemporânea, fundada em 2007, por alunos que se destacaram em projetos desenvolvidos pelo Balé de Rio Preto, tanto na Escola Municipal de Artes, do Espaço Ballet da Cidade, como em escolas da periferia. 
Grupo mantido pela Associação do Ballet da Cidade de São José do Rio Preto, como um grupo de pesquisa, estreou seu primeiro trabalho “Vozes” inspirado na escritora Dinorath do Valle em 2007, tendo sido contemplado com o Programa Nelson Seixas.
Ficha Técnica 
Coreografia: Fábio D’Albert
Direção Geral: Creuza Arruda
Direção Artística: Rodolfo César 
Direção Teatral: Homero Ferreira
Coordenação Técnica: Tailana Martho
Música: Coletânea Musical - Adoniran Barbosa
Figurinos: Creuza Arruda
Cenografia: Creuza Arruda
Fotos: Dinho Costa e Thas Assunção
Elenco: Diene Brugneti, Jaqueline Thayná, Jéssica Molina, Jéssica Ricoldi, Sergio Sena, Clara Hornes, Vinícius Moreno.

Teatro Sergio Cardoso -Rua Rui Barbosa, 153 - Bela Vista - São Paulo - SP
Estações do Metrô Próximas: São Joaquim e Brigadeiro - Acessibilidade para Pessoas com Necessidades Especiais
Horário da bilheteria: quarta a domingo das 15h às 19h (vendas antecipadas)Telefone: (11) 3288-0136 Cartões: Visa e Visa Electron 

Para ver como foi desenvolvido o protótipo do carro movido a ar, 
clique no título da publicação

Bibliotecas Públicas de São Paulo - O Bom Programa


CURSOS
Oficina Técnica para Desenvolvimento e Gestão de Projetos Culturais Audiovisuais -  Eva Laurenti 
Ao longo dos sete encontros, será explicado como se dá a estruturação de projetos culturais consistentes e competitivos para o segmento audiovisual e serão abordados temas como o ambiente regulatório de incentivo à cultura brasileiro, dados de mercado e conceitos de marketing necessários tanto para aprovação nas diversas leis de incentivo quanto para captação de recursos. +18. 30 vagas. Inscrições a partir de 16 de abril, por telefone, e-mail ou pessoalmente na biblioteca. Às quintas, das 19h30 às 21h30, a partir de 10 de maio. BP Roberto Santos.


SARAUS
Literatura Periférica: Veia e Ventania nas bibliotecas de São Paulo
A Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas convida alguns dos saraus mais reconhecidos da cidade para atividades nas Bibliotecas Públicas. Venha assistir e participar
Sarau da Brasa 
14 de abril (sáb) –14h – BP Afonso Schmidt
Sarau da Poesia Maloqueirista 
Com workshop de Roberta estrela D'Alva 
14 de abril (sáb) – 14h – BP Camila Cerqueira César
Sarau Arte Maloqueira 
14 de abril (sáb) –17h – BP Cora Coralina
Sarau dos Mesquiteiros 
14 de abril (sáb) – 14h – BP Rubens Borba Alves de Moraes
Sarau do Ricardo ao Assumpção 
Levando o nome de dois poetas brasileiros, Cassiano Ricardo e Itamar Assumpção, o sarau tem como objetivo abrir o espaço da Biblioteca para torná-la mais agradável ao leitor. Os participantes serão convidados a escolher poemas, crônicas e outros textos para recitar ou ler. Haverá também apresentações musicais e performances. As obras deste mês serão de Manuel Bandeira e Heitor Villa-Lobos. 
19 de abril (qui) – 14h – BP Cassiano Ricardo


FEIRA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS
Traga seu livro ou gibi e troque por outros que você não tenha! 
São aceitos para troca livros em boas condições de literatura infantil, juvenil, adulto, gibis, quadrinhos e mangas. Só não são aceitos livros técnicos ou didáticos. 
15 de abril (dom) – das 10h às 15h – Parque Ecológico Professora Lydia Natalízio Diogo 
Rua João Pedro Lecor, s/nº. Vila Prudente.


MÚSICA
Encontro de Repentistas 
A Biblioteca Belmonte recebe a 4ª edição do evento que tem por objetivo abrir espaço para os autênticos representantes da Viola nordestina, da Cantoria, do Repente e do Cordel, preservando e divulgando a cultura popular. 
14 de abril (sáb) - 17h - BP Belmonte 
15 de abril (dom) - 17h - BP Belmonte


INFANTIL
Patinho Feio – O vôo de Andersen - Teatro por um Triz 
Durante a encenação, atores, bonecos de manipulação direta (baseada no Bunrako) e silhuetas se relacionam pra contar a história do escritor Hans Christian Andersen, que deu vida a muitos personagens dos contos de fada. +5. 
14 de abril (sáb) – 14h – BP Mário Schenberg 
15 de abril (dom) –11h – BP Álvares de Azevedo 
15 de abril (dom) – 16h – BP Viriato Corrêa
Show Científico Ciência Super Divertida. Mad Science.
Show Científico – Ciência Super Divertida 
Com Mad Science 
Com muito humor e efeitos visuais incríveis, cientistas malucos divertem e despertam a curiosidade da platéia com experiências empolgantes e únicas! +5. 
15 de abril (dom) –11h – BP Padre José de Anchieta 
18 de abril (qua) – 14h30 – Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato


CONTAÇÃO
Haverá diversas atividades de Contação nas Bibliotecas Públicas de São Paulo: www.bibliotecas.sp.gov.br


CINEMA
Biblioteca pública Roberto Santos 
Mostra Cinema Latino-americano 
Mazzaropi: 100 anos 
Sessão nostalgia 
Sessão infantil
Biblioteca pública Viriato Corrêa 
Mostra As mentiras que os filmes contam
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato 
Sessão infantil – o Brasil animado


Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas. Secretaria de Cultura. Prefeitura de São Paulo www.bibliotecas.sp.gov.br
Clique no título da publicação para ver chegar o que já não é mais assim, é através do Hubble.

11 abril 2012

O Pai da Escolástica

Anselmo de Cantebury, mais tarde chamado Santo Anselmo, acreditava que usando-se apenas a razão era possível resolver debates teológicos. De forma específica: para provar a existência de Deus; para estabelecer que ele tem uma natureza trina (Pai, Filho e Espírito Santo); para demonstrar que a alma humana é imortal; e para demonstrar que as escrituras são inerrantes. 
Anselmo, no entanto, não pensava ser necessário alcançar um conhecimento racional de Deus para crer Nele. ao contrário, isso acontece precisamente da forma oposta. ele pretendia fazer com que as vontades da revelação fossem  transparentes à razão. Anselmo mesmo afirmou: 
"A não ser que primeiro eu creia, não conseguirei entender".
É possível ter-se uma idéia da forma como Anselmo trabalhava ao se analisar um exemplo de sua obra, A Queda do Diabo (cerca de 1070). Anselmo perguntou se o diabo tinha conhecimento antecipado de que cairia, ou não. Se tivesse esse conhecimento prévio, então ele aceitaria o que estava por acontecer ou não aceitaria. Se aceitasse, não poderia ter o conhecimento prévio, porque o diabo, antes da queda, era sem pecado e, por isso, livre de tristezas. Anselmo concluiu dai que, em consequência disso, o diabo não teve conhecimento prévio de sua queda.
Essa discussão parece estar superada em nossos dias, mas Anselmo desenvolveu debates similares, que permanecem vivos até o presente. sua formulação, no Proslogion, com respeito à prova ontológica de Deus, é um exemplo clássico e funciona da seguinte maneira:
1 - Deus é definido como "aquele de quem nada maior pode ser concebido".
2 - As coisas que existem na mente - isto é, a idéia de Deus - também podem existir no âmbito real. Em outras palavras, existem duas possibilidades que Deus exista na mente e na realidade.
3 - As coisas que existem na mente e na realidade são maiores do que as que existem apenas na mente..
4 - Digamos que Deus exista apenas na mente. Somos, então, induzidos a nos contradizer. Definimos Deus como "aquele de quem nada maior pode ser concebido". Mas acabamos de ver que as coisas que existem na mente e na realidade são maiores que aquelas que existem penas na mente. Pro isso, Deus não pode existir apenas na mente. segue-se então:
5 - Deus existe -tanto na mente como na realidade.
Essa argumentação tem gerado volumosa literatura desde que foi articulada, há cerca de mil anos, e o debate sobre a prova ontológica continua até hoje. A reputação de Anselmo, no entanto, não depende da correção de sua argumentação. Em vez disso, seu legado consiste em mostrar ser possível empregar a razão para projetar luz sobre assuntos teológicos. Foi isso que fez co que ele fosse chamado o pai da Escolástica, o primeiro grande pensador, na tradição cristã, com certeza, que tentou assegurar os fundamentos racionais da fé religiosa.


Extraído do livro Religião, do Dr. Jeremy Stagroon, 
publicado pela Ciranda Cultural
Foto: Grade que desenhei em 2011


E clique no título da publicação para dar uma viajada, das que se fala também no Rio Grande Sul, só que lá os objetos comentados são redondos e pequenos  ou discóides meio grandes, se charutos, gigantescos, mas ninguém atira neles, nunca ouvi falar de ousadia tal. Quem vê garante que é uma boa hora para esconder armas, se tiver...da uma vontade de ser santinho, sabes? Botar rabo entre as pernas, entendes? Talvez por isso, por lá não haja relato de contra ataque, nem se faça filme de batalha, nada de muito drama ou suspense. Almas mais serenas  comentam simplesmente que isto é coisa da Natureza (?): "As revoadas circulares da Mãe da Vida", para mim, todo mundo tem razão. Quem não acredita, afinal é porque não vê, e quem viu tem liberdade de contar, afinal se deu o direito de ver, ué! 
Não está ai o Vaticano com um novo departamento para aprender a se comunicar com "os que vierem de fora"? Não disseram que virá, disseram: se vier.
Penso que para alcançar uma fração da infinita Criação/tividade Divina nossa mente vai ter que liberar a conectividade em pelo menos mais um tantico de  àrea no cérebro ocioso. Quanto a pluralidade dos mundos habitados, que tem que haver, tem...senão, mas que tristeza, este enorme palácio universal, para não falar nos reinos galácticos vizinhos, e a gente de filho único? Isso sim é deprimente, quem teria construído os monumentos datados de antes do começo da nossa história oficial? Nós, de certo, e esquecemos as fórmulas...ah...vai!...
Quanto aos OVNIS, falo por mim, vivo de orelhinhas em pé, afinal já vi, arranhei o mistério, mas faz parte da benção do contínuo crescimento, ver coisas que de tão palpitantes ninguém consegue compreender, quanto mais explicar. Vamos conjecturando, quem chegar a uma conclusão primeiro, avisa o outro, que tal? 

10 abril 2012

Tai, e Eventos de adoção de Cães e Gatos até 15/04


Esta garota se chama Tai, encontrei-a na Av. Vital Brasil perto da Av. Francisco Morato, tão longe do meu caminho habitual... acabara de dar uma entrevista no programa Falando de Arte da amiga, a artista plástica Lenora Porto Telles Pires, os outros entrevistados ficaram na estação Butantã e eu segui. 
Era final de tarde e eu caminhava a quadra necessária para fazer conexão entre conduções quando vi o bichinho deitado contra o muro em um passeio público tão feio, tão sujo, seco de tristeza, árido do trânsito veloz dos carros ao lado. 
O gatinho deitado de lado estava em um estado lastimável. Estivesse minha condução dez metros antes, e não a veria. 
Eh, bien, seria mais um percurso intocado pelo destino. 
Mal levantou a cabeça quando a chamei, acocorei-me a seu lado e ela se arrastou deitando a cabeça sobre a barra da minha saia... para mim foi como se tivesse dito: -Ajuda? Sim, eu quero, estou me sentido tão mal, ainda bem que chegastes. 
Ohlalá! No retorno para casa, com ela dentro da bolsa, me perguntava se havia feito bem, afinal, podia estar infectada e contaminaria a Willow. Mas que alternativa eu tive? Atitude; ela teve e eu me senti amada, necessária, sem lembrar que é sempre esse o truque dos animaizinhos empregam para nos fisgarem e depois a gente percebe que eles é que vieram para trabalhar em nós. 
Alimentei, banhei o...a gata, e Kami providenciou uma linda bijou, agora sorrimos das suas traquinagens. Sugeri chamá-la de pimenta, urtiga, ou menta, mas o meu neto, o Davi, batizou-a de Tai. 
Taí a Tai; em alguns momentos é minha dona, noutros escolhe a Kami, mas Joseph, por ter alguns arranhões de assistirem desenhos juntos (?!), jura que ela é dele. 
Quando Tai some, corra ao fícus; está lá, trepada, maltratando a orquídea, senão no meu roupeiro puxando os cachecóis, provavelmente numa ansiedade instintiva pela aproximação do inverno, estação tão apropriada a felicidade dos gatos. 
Um dia a vizinha, a Lena, gritou doutro lado da rua: Não sentiu falta da sua gata maravilhosa que sequestrei um momentinho ontem?"


Recebi a lista formidável que segue abaixo, da Maria Antonia/Grupo Mahavidya:
"O site Olhar Animal é dedicado à promoção de adoção de cães e gatos resgatados do abandono e de outras situações de maus-tratos, cuidados e esterilizados (castrados) por ação dos grupos de defesa animal, protetores independentes e por órgãos públicos ligados à questão do controle populacional de animais, em especial os Centros Municipais de Controle do Zoonoses. 
É também voltado à conscientização e sensibilização de pessoas para os direitos animais, especialmente o direito à vida e ao bem-estar, bem como à orientação sobre os cuidados básicos necessários ao atendimento desinteressado de suas necessidades. 
O Olhar Animal publica semanalmente uma relação de eventos de adoção que ocorrem em vários pontos do país. Veja os eventos até o dia 15 de março:
Bahia
14/04  Feira de Adoções ABPA Bahia - Graça -  Salvador  BA 
Distrito Federal
14/04  Feira de Adoção SALVANDO VIDAS - Sudoeste -  Brasília  DF - Espírito Santo
14/04  Bazar e Feira de Adoção dos Gatinhos da UFES - Jd. Camburi - Vitória  ES
Minas Gerais
14/04  Feira de Adoção de Animais! - Gutierrez -  Belo Horizonte  MG
Paraná
14/04  Feira de Adoção da Sociedade Protetora dos Animais de Campo Largo - Centro -  Campo Largo  PR
Rio de Janeiro
14/04  Pet Shop Legal Doa Animal - Catete -  Rio de Janeiro  RJ
14/04  Adote um Focinho Carente - Glória -  Rio de Janeiro  RJ
14/04  73° Campanha de adoçao do SOS Vida Animal - Copacabana -  Rio de Janeiro  RJ
15/04  Campanha EXTRA de Adoção O Gato Carioca - Tijuca -  Rio de Janeiro RJ
15/04  Solidariedade Animal - Ipanema -  Rio de Janeiro  RJ
Rio Grande do Sul
15/04  Feira de adoção no Brique da Redenção - Bom Fim -  Porto Alegre  RS
15/04  Feira Permanente de Adoção de Cães & Gatos Melhor Amigo - Centro - Pelotas  RS 
São Paulo Grande SP
14/04  Feira de Adoção de Animais SER FELIZ - Ipiranga -  São Paulo  SP
14/04  Feira de Adoção do Projeto Amigos 4 Patas - Chácara Flora -  São Paulo  SP
14/04  Feira de Adoção - Cerâmica -  S. Caetano do Sul  SP
14/04  Feira de Adoção dos Anjos dos Bichos - Tamboré -  Barueri  SP
14/04  Feira de Adoção Toca dos Gatinhos - Consolação -  São Paulo  SP
14/04  Feira de Doação de Cães e Gatos - Tatuapé -  São Paulo  SP
14/04  Evento de Adoção Tomaretus - Higienópolis -  São Paulo  SP
14/04  Feira de Doação APAA - Jardim Marajoara -  São Paulo  SP
14/04  Feira de Adoção Ajudanimal - Campo Belo -  São Paulo  SP
14/04  Doção de Gatinhos - Vila Mariana -  São Paulo  SP
14/04  Feira de Adoção SOS Amor de Patinhas & Amigos DDC - Perdizes -  São Paulo  SP
14/04  Feira de Adoção União SRD - Pompéia -  São Paulo  SP
14/04  Feira de Adoção de Cães e Gatos da Zoong - Chácara Inglesa -  São Paulo  SP
14/04  Feira de Adoção de Cães e Gatos da Zoong e Associação Ser Feliz - Ipiranga -  São Paulo  SP
14/04  MIAUDOTE! Feira de Adoção do PROJETO SOS FELINOS - Mooca -  São Paulo  SP
15/04  Centro de Adoção Natureza em Forma - Centro -  São Paulo  SP
15/04  Feira de Adoção de Cães e Gatos da Zoong - V. Assunção -  Santo André  SP
 Interior
14/04  Centro de Adoção de Cães e Gatos do CAV - Vila Ema -  S. José dos Campos  SP
14/04  Feirinha de adoção SOS Animais Abandonados - Vila Rio Branco - Jundiaí  SP
14/04  Centro de Adoção de Cães e Gatos do CAV - Jd. Alvorada -  S. J. dos Campos  SP
14/04  Doações de Animais - Centro -  Botucatu  SP
14/04  OPAR - Organização para Proteção dos Animais de Rua - Jd. Satélite - S. J. dos Campos  SP
14/04  Feira de Adoção AAAC/Pet Camp V. João Jorge - Campinas - SP
15/04  Centro de Adoção de Cães e Gatos do CAV - Jd. Satélite -  S. J. dos Campos  SP
Veja detalhes clicando nos links ou acessando http://www.olharanimal.net/eventos-de-adocão
O Olhar Animal também está no Facebook: http://www.facebook.com/olharanimal


Clique no título da publicação para ver a receita de chá de sucupira que faz milagres. 
Juca de Oliveira no Programa do Jô 
                                                                         

Jundiaí comemora os 200 anos do nascimento de Ozanam

O honroso convite para a Celebração Eucarística a ser presidida por Dom Vicente Costa, chegou-me através do presado amigo Faustino Vicente
Faustino é um cidadão ilustre de Jundiaí - A Terra da Uva - tendo sido condecorado recentemente pela municipalidade com um merecido título honorífico. Ele também é um ativo colaborador de inúmeros periódicos e blogs nacionais e internacionais. Clicando no título da publicação chegas ao blog SOS Rios do Brasil, "o blog dos defensores dos rios, praias e oceanos no Brasil", onde podes ver no post do dia 28 de fevereiro, o vídeo realizado pelo Dr. Faustino, em que ele discorre sobre a importância da adequação a norma ISO 14001, que visa estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

04 abril 2012

CADES, de Pinheiros - Seriedade e Dinâmica


"Na fila do supermercado, o caixa diz a uma senhora idosa:
 - A senhora deveria trazer suas próprias sacolas para as compras, uma vez que sacos de plástico não são amigáveis ao meio ambiente.
A senhora pediu desculpas e disse:
 -Não havia essa onda verde no meu tempo.
O empregado respondeu:
-Esse é exatamente o nosso problema hoje, minha senhora. Sua geração não se preocupou o suficiente com nosso meio ambiente.
-Você está certo - responde a velha senhora - nossa geração não se preocupou adequadamente com o meio ambiente. Naquela época, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram devolvidos à loja. A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reuso, e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as garrafas, umas tantas outras vezes.Realmente não nos preocupamos com o meio ambiente no nosso tempo.
Subíamos as escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e nos escritórios. Caminhamos até o comércio, ao invés de usar o nosso carro de 300 cavalos de potência a cada vez que precisamos ir a dois quarteirões. Mas você está certo. Nós não nos preocupávamos com o meio ambiente. Até então, as fraldas de bebês eram lavadas, porque não havia fraldas descartáveis. Roupas secas: a secagem era feita por nós mesmos, não nestas máquinas bamboleantes de 220 volts. A energia solar e eólica é que realmente secavam nossas roupas. Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido de seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre novas. Mas é verdade: não havia preocupação com o meio ambiente, naqueles dias. Naquela época só tínhamos somente uma TV ou rádio em casa, e não uma TV em cada quarto. E a TV tinha uma tela do tamanho de um lenço, não um telão do tamanho de um estádio; que depois será descartado como? Na cozinha, tínhamos que bater tudo com as mãos porque não havia máquinas elétricas, que fazem tudo por nós. Quando embalávamos algo um pouco frágil para o correio, usamos jornal amassado para protegê-lo, não plastico bolha ou pellets de plástico que duram cinco séculos para começar a degradar. Naqueles tempos não se usava um motor a gasolina apenas para cortar a grama, era utilizado um cortador de grama que exigia músculos. O exercício era extraordinário, e não precisava ir a uma academia e usar esteiras que também funcionam a eletricidade. Mas você tem razão: não havia naquela época preocupação com o meio ambiente. Bebíamos diretamente da fonte, quando estávamos com sede, em vez de usar copos plásticos e garrafas pet que agora lotam os oceanos. Canetas:recarregávamos com tinta umas tantas vezes ao invés de comprar uma outra. Abandonamos as navalhas, ao invés de jogar fora todos os aparelhos 'descartáveis' e poluentes só porque a lámina ficou sem corte. Na verdade, tivemos uma onda verde naquela época. Naqueles dias, as pessoas tomavam o bonde ou ônibus e os meninos iam em suas bicicletas ou a pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas. Tínhamos só uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede para alimentar uma dúzia de aparelhos. E nós não precisávamos de um GPS para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para encontrar a pizzaria mais próxima. Então, não é risível que a atual geração fale tanto em meio  ambiente, mas não quer abrir mão de nada e não pensa em viver um pouco como na minha época?" 
Foto: Alguns membros do CADES - Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Subprefeitura de Pinheiros durante a visita realizada a Cooperativa Viva Bem, que é presidida pela atuante Elma Miranda. A Cooperativa Viva Bem conta com aproximadamente 70 cooperados e é a única central de recolhimento que aceita isopor para reciclagem. No vídeo, Elma, um Ser altamente evoluído e capacitado para a missão que desempenha, fala durante a reunião no refeitório da cooperativa sobre a necessidade da coleta atender as especificações adequadas ao manuseio para a triagem e reciclagem. 
Na ocasião, a cooperativa estava recebendo também a visita de um representante da Treta Pak, que no processo de parceria desenvolve o material impresso e site para a Viva Bem.
Os integrantes do CADES na foto são, da esquerda para direita, Rossana(secretaria da subprefeitura de Pinheiros), Mario Pecoraro, Cecília Maria Pereira (assessora do prefeito Sergio Alves), Elma a presidente da Viva Bem, Clélia Vieira, a advogada Miriam Ito Tanaka, Fabrício Costa Arbex e Marta, fomos clicados pela Jane Penteado, membro do CADES super-atuante no assessoramento ecológico do Parque Villa Lobos.
O endereço eletrônico da Cooperativa Viva Bem é cooper.vivabem@ig.com.br
Elma dispõe-se a ministrar palestras para empresas, escolas e condomínios. Para agendar lique para: 11 3833-9022 e 11 6649 -1539
A crônica acima, triste reflexão, recebi de ANNA e também de Lena, Grupo Mahavidya


Clique no título ou no link para chegar na música do argentino Eduardo Falu   ilustrado pela pintura do uruguayo Juan Manuel Blanes: http://youtu.be/GtcqD2RrsyQ

03 abril 2012

A França Encanta

Olhe o óleo que vem vegetal, do estranho caroço do pêssego macerado sobre a mesa junto a macieira, clique na seta, pensou flecha? Salvei e incrustei no muro mesmo sendo flor-de-lis. Parede da sala. Salvos, o vídeo e o guardanapo que hoje encontrei no envelope. Da primeira recepção que Chatal Choin, Secretária de Cultura de Saint Julien, ofereceu em sua maison aos artistas brasileiros, Agenor de Oliveira, sambista e compositor carioca, Mariangela Ratto, escultora, e eu - a que não esquece do que  guarda no lado  esquerdo - quando fomos convidados a levar nosso trabalho para a Primeira Temporada Brésil Sertão et Mer,  em 2009: 

02 abril 2012

Inclusão Profissional Oferecida pela Mapfre


O PIP(PROGRAMA DE INCLUSÃO PROFISSIONAL DO GRUPO BBMAPFRE, é.um curso de inclusão profissional da Mapfre oferecido para  jovens, adultos e deficientes. Durante os 15 dias de curso o participante tem a oportunidade de refletir sobre o perfil profissional exigido pelo mercado de trabalho e sobre suas potencialidades e desafios pessoais para conseguir  emprego. O curso é gratuíto, pagamos o transporte(bilhete único) e oferecemos um lanchinho bem gostoso.
No final do curso encaminhamos os participantes para uma entrevista com o RH da Mapfre e para empresas parceiras. 
A primeira turma de 2012 começa no dia 9 de abril e termina dia 27.Sempre das 14 às 17h30 min.  
O endereço é Praça Silvio Romero 234, próximo ao metrô Tatuapé.
Caso conheça alguém que está procurando trabalho e quer/precisa de uma ajudinha para descobrir suas potencialidades, favor indicar. Peçam para que enviem um e-mail com um curriculo breve e uma carta no estilo "QUEM SOU EU". Só depois de uma ligação que faremos é que a pessoa estará inscrita de fato.
Trabalho é uma benção e cura muitas dores...além de pagar as contas, né?
Andrea Inforzato
Diretoria AICT Treinamentos
Fone: (11) 3853 0101     
Ou clique:  www.aict.com.br
Informação recebida do Hélio Guiraldo Júnior
Foto: Joseph e Zizi Pereira Soares no Portal de Hélio Oiticica durante a exposição deste artista em 2011 no Itaú Cultural.


Para Oi Toronto - Fabiano Mendes, clique no título da publicação