17 novembro 2016

É a Versão Moderna do Comunismo



Estava ajustando um vestido listrado preto e branco pensando se deveria postar o texto de fundamental importância para o mundo, que li em uma revista Época e guardei aberta no meu quarto com uma frase grifada. Compartilharia aquela frase, apenas, antes da eleição de Trump, mas então fiquei sem internet e agora, eis o que o texto tornou-se mais importante ainda. Usando este vestido corro o risco de parecer a zebra do desenho Madagascar. Não. Eu me sinto como a zebra, o Marty, especificamente quando ele corre pela pastagem e o leão, o Alex, louco de fome, olha para seu traseiro e imagina um suculento bife. É tão forte a associação que quase não consigo dar as costas a qualquer que me olhe com ele, mas isso o torna imensamente divertido  para mim.
É meter a mão em vespeiro, estragar a festa esquisita que se tornou a democracia deste momento. Os Estados Unidos, estaleiro de tudo que navega nas ondas contemporâneas, se põe a edificar um Titanic e a França levanta a mão na pessoa da candidata a presidência, Marine Le Pen, e diz eu quero um também; o povo francês quer viajar num destes Titanics também! 
Costurando meu vestido de zebra lembro da música do rei Julian, de Madagascar: "...vem, vai, navega no meu pique, navega no oceano como um grande Titanic"
Titanic, Titanic.
O texto que me tocou é uma entrevista que o filósofo Luc Ferry concedeu a Guilherme Evelin e foi publicada em 21 de setembro de 2015. A frase que eu havia sublinhado, vou grifá-la em vermelho no texto dele. Diz assim:
"...
Como vê os céticos, como o escritor francês Michel Houellebecq, que dizem que a secularização representa um declínio do Ocidente?
Ferry - Como escritor Houellebecq é muito talentoso. Mas como pensador, ele é débil mental. Sua tese é completamente estúpida e não tem nenhuma base na realidade. ele é depressivo, infeliz, tem problemas com o alcool. Não há absolutamente uma submissão do Ocidente ao islamismo. A europa é hostil à islamização. Contrariamente ao que dizem os pessimistas profissionais, nós estamos vendo na Velha Europa a emergência da sociedade hipermoral e de um humanismo moderno, como mostra a recepção de milhões de refugiados. 
Nunca tivemos tanta preocupação com os outros, com a ajuda aos deficientes físicos, aos fracos, aos mais idosos, com a igualdade entre homens e mulheres, com a solidariedade. Os pessimistas têm a nostalgia do mundo antigo. Mas o mundo antigo era atroz e abominável.
...
A ascenção da extrema-direita na França com a Marine Le Pen, não é uma mostra de que esse perigo fascista está também na europa Ocidental?
Ferry - É diferente, Marine Le Pen vai obter uma grande votação, mas não será eleita presidente. A ascenção da Frente Nacional é anterior ao problema dos refugiados e é uma reação contra o jogo de damping social permanente da globalização. O que diz Marine Le Pen? A globalização vai abrir as fronteiras e quebrar a solidariedade nacional. 
Marine Le Pen é muito talentosa e diz que é contra o racismo e que a solidareidade é seu valor fundamental. Mas sua solidariedade é o dinheiro da nação. Que os Franceses se ocupen de seus pobres, os alemãoes dos seus, os italianos dos deles. Isso, e, é extremamente perigoso. 
É uma questão ainda mais complicada porque dentro destes partidos há muita fraternidade. Eu sou um grande adversário da Frente Nacional, mas compreendo que um operário, que viu que o comunismo desapareceu e teme por seu emprego, veja a frente Nacional como uma esperança de salvação. E a Frente Nacional tem um programa neokeynesiano muito à esquerda, que é o mesmo de Alex Tsipras, na Grécia, e do Podemos, na Espanha. É a versão moderna do comunismo.
...
Acredita que o papa Francisco, um argentino, seja capaz de frear o processo de esvaziamento da Igreja Católica na europa?
Ferry - O papa Francisco é formidável. Em relação a seus predecessores, ele traz algo grandioso, que não é a modernização da igreja, mas o retorno a mensagem original de Jesus, de amor, de preocupação com os pobres. Ele fala como Jesus, e é muito importante ter um papa que leve uma mensagem de fraternidade num mundo católico que se tornou extremamente reacionário. 
A Igreja do Ocidente tinha se tornado uma instituição de apparatchiks. Todos os papas anteriores pertenciam à linhagem da instiuição eclesiástica. Como argentino, o papa francisco é alguém que sai da instituição e é exterior à tradição europeia em uma Igreja que se esclerosou."
Então Ferry, através do que grifei em vermelho nos diz quais são as características do moderno comunismo, quando perguntado sobre a atitude de barrar refugiados, da Hungria, ele declara também: 
"A Hungria é tudo, menos a Europa. Há uma fratura entre a Europa Ocidental e a Oriental. Na Velha europa, a democracia foi construída com tanto sangue, tantos sofrimentos e tantas guerras que nós sabemos o seu preço.
A Hungria faz parte dos países comunistas que não passaram pelo mesmo porcesso.
Sou a favor de que a Hungria seja expulsa da Europa. Victor Orbán(o primeiro ministro da Hungria) é um facista. 
É um lixo. 
Se a Comissão Europeia fosse mais corajosa, ela deveria excluir a Hungria da Europa."
E agora? Os eleitores de Trump nos Estados Unidos correram do gato e pularam na frigideira? 
Ferry diz que os princípios do moderno comunismo são os pregados por Le Pen e eles são similares aos defendidos por Trump em campanha? 
"-...sua solidariedade é o dinheiro da nação.
Que os franceses se ocupem de seus pobres, os alemães dos seus e os italianos dos deles."

É isso? E eles o elegeram essencialmente por tais principios serem racistas, pela duvidosa satisfação de adquirir e portar armas à la louco, de quebrar os acordos internacionais de redução de emissão de poluentes para diminuição do aquecimento global. 
"...navega no oceano, lá vai o Titanic"
No Brasil temos militares declarando que há uma ala de militares comunistas nas fileiras dos quartéis, que estão sendo preparados e infiltrados há muito tempo.
Do moderno comunismo, é claro!
Depois que ajustei o vestido preto e branco de zebra, remendei uma saia que já foi dito, parece-se com o rabo de um pavão; perua branca. 
Animais, currais eleitorais e planos sórdidos urdidos longamente, no tempo de quem não gosta de ler, assistir a cinquenta novelas, ou mais...

"A filosofia não consiste em fazer dissertações sobre temas que ninguém entende. A filosofia é: 
1- compreender o tempo presente; 
2- pensar a moral, como pacificar as relações entre os seres humanos; 
3- a questão da vida boa para os mortais."  - Luc Ferry

Nenhum comentário: